Em preparados amornados no fogão, controlamos a temperatura com as mãos dentro das panelas. As panelas feitas de material natural são as melhores, por interferirem menos com a vitalidade dos alimentos. Assim, as de pedra, barro e vidro são interessantes. Porém existe um problema no manuseio, principalmente para os iniciantes pois, ao aquecê-las, a temperatura sobe lentamente, mas continua aumentando mesmo quando retirada do fogo. O controle da temperatura dos pratos amornados até 42º pode ser difícil. Por outro lado, as outras panelas esmaltadas com ágata ou as de aço inox, que também não liberam substâncias tóxicas para o alimento, aquecem rápido demais e o manuseio também é problemático. Recomendamos que a escolha seja feita entre esses tipos de panelas e que se reforce o treinamento, até desenvolver as habilidades.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nos preparados amornados, o azeite, shoyu, missô e o limão só entram na hora de servir o prato, pois eles escorrem para o fundo da panela e superaquecem.

 

RISOTO DE CEREAIS GERMINADOS

Ingredientes: 2 copos com a mistura de aveia, centeio, quinua, cevadinha e trigo.

Preparo: Tempere c/ missô e salsão e amorne c/ as mãos dentro da panela. Antes de comer, coloque gotas de limão, azeite e salsinha picada.

 

SOUFLÉ DE ABÓBORA COM GERGELIM GERMINADO E QUIABO

Processar no liquidificador 2 xícaras de abóbora picada c/ um pouco de água, 1 dente de alho e sal. Acrescentar ½ xícara de gergelim germinado e bater bem até obter um creme espumoso. Amornar e ao final misturar gotas de limão e azeite. Por cima, jogar o seguinte molho: tomate, pimentão vermelho e salsa/cebolinha picados miudinhos, quiabo em fatias grossas, shoyu e gotas de limão.

 

SOPA DE LEGUMES COM GIRASSOL (consomê)

1 xícara de girassol c/ casca germinado, 1 batata baroa, ¼ inhame, 1 pedaço peq. de abóbora japonesa, ½ abacate, 1 xíc. de água, 1 xíc. de rejuvelac, gengibre, pimenta fresca, salsa/cebolinha, missô, limão, azeite.

Preparo: Processe no liquidificador o girassol com um pouco d´água e coe no voal, retirando o leite. Descarte o bagaço. Volte o leite para o liquidificador batendo com o restante dos ingredientes. Corrija o sal, se necessário. Tome frio ou amornado, acrescentando o azeite apenas antes de servir.

 

AVEIOTO (RISOTO DE AVEIA) COM REPOLHO BRANCO E MAXIXE

1 xícara de aveia germinada, alho e missô. Acrescente 1 xícara de repolho rasgado, 1 xícara de maxixe picado, 1 tomate, alecrim e 1 xícara de abacate picado. Amornar e ao final acrescentar limão e azeite.
 

SOPA DE TRIGO SARRACENO AMORNADA

Faça creme com 1 xícara de trigo sarraceno, pouca água, sal e pedaço de alho porró. Aqueça na panela, como nas instruções anteriores. No prato adicione salsa, azeite e gotas de limão.

 

SOPA DE COCO GERMINADO                       

Ingredientes:   

2 xícaras de água de coco

½ copo de coco fresco ralado

2 xícaras de salsão (ou aipo cortadinho)

1 cenoura média ralada

2 batatas médias raladas e lavadas

Cogumelos em fatias (opcional)

¼ de molho de salsa(cortadinha)

2 colheres de sopa de shoyu

1 dente de alho

Pimenta a gosto (se desejar)

Serve 7 pessoas

Preparo: Passe no liquidificador por 1 a 2 minutos o coco e a água. Acrescente o salsão, shoyu, alho e pimenta. Ligue o liquidificador novamente por mais 1 minuto. Coloque numa tigela grande e adicione a cenoura, salsa, batata e cogumelo. Sirva fria ou amorne.

 

SOPA DE PALMITO PUPUNHA (cru) COM COCO GERMINADO

Ingredientes:

1/2 xícara de coco germinado picado,

1 inhame médio,

1 xícara de palmito picadinho,

1 fatia pequena de abacate em cubos (no lugar de azeite)

Tomilho, manjericão,

Missô e limão.

Preparo:

Coloque no liquidificador o inhame, coco e missô. Depois de bem processado coloque na panela com o palmito e temperos, reservando o azeite e limão para o final. Amorne com as mãos na panela. Ficou muiiito bom!!!!

Amanhã tem mais, pois o palmito ainda não acabou ...rsrsrs!! Na roça é assim: colhe uma abóbora e você precisa ser criativa para comer quatro dias seguidos... Muita fartura! Aí podemos dimensionar como comemos pouco, quando decidimos fazer uma horta em casa!

 

CREME DE ERVILHA COM INHAME (amornado)

Ingredientes:

1 copo de ervilha germinada descascada,

1 copo de inhame em pedaços pequenos,

Sal a gosto.

¼ de cebola

1 tomate grande,

¼ pimentão amarelo,

Salsa e cebolinha,

Azeite, Limão e Sal

Preparo: Processe a Ervilha com inhame e sal e reserve. Pique cebola, tomate, pimentão amarelo, salsa e cebolinha. Acrescente Azeite, Limão e Sal para completar o molho. Amorne o creme de ervilhas no fogo baixo, com as mãos dentro da panela. Na hora de servir espalhe o molho sobre o creme. Bom apetite!

 

Amor-nados

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA