REJUVELAC

1a parte: Germinar 1 copo de trigo

2a parte: No 2o dia de germinação (semente com o narizinho pra fora), adicionar 2 copos de água pura (usar mineral sem gás) e cobrir com um lenço de voal.

3a parte: Deixar descansar por 3 dias num lugar limpo, sombreado e sem mexer. Melhor lugar é no centro das 4 bocas do fogão, local mais estéril da cozinha.

4a parte: No 3º dia, escorra o líquido esbranquiçado fermentado, num coador de voal e dilua em 1 litro de água. Pode ser bebido concentrado se desejar.

5a parte: Beba ou faça receitas com o líquido (Rejuvelac) durante o dia, na quantidade que desejar.

6a parte: Coloque novamente 2 copos de água na semente de trigo que sobrou. Beba no dia seguinte o líquido e, novamente, reponha a água, para um terceiro dia de Rejuvelac.

7a parte: Após o 3a  dia de reposição de água, termine o processo.

As sementes no final podem ser utilizadas para receitas de tortas, pães, sucos etc.

 

PASTAS FERMENTADAS

Ingredientes: 1 copo de sementes de girassol descascado germinado (variações: amendoim, amêndoas, nozes, gergelim, grão de bico ou soja) e 1copo de Rejuvelac concentrado.

Preparo: Descasque as sementes e processe-as no liquidificador até formar um creme homogêneo. Coloque num coador de voal, pendure num local arejado e sem sol e deixe fermentar por 12 a 24h (menos tempo no verão e mais no inverno).

Receitas salgadas: após esse período, tempere com ervas variadas, sal e gotas de limão, ou faça molhos de saladas verdes com o iogurte.

Receitas doces: o líquido que escorreu do coador pendurado é o nosso iogurte, que acompanha receitas de frutas. A própria pasta também pode acompanhar saladas de frutas c/ um pouco de mel.

 

LEGUMES FERMENTADOS (TIPO CHUCRUTE)

REPOLHO PRENSADO (ou nabo, cenoura, rabanete etc.)

1a etapa: Escolha um vidro que tenha uma tampa que faça boa vedação, pois este é um processo de fermentação sem ar. Esterilize com água fervente e deixe-o esfriar.

2a etapa: Escolha um repolho bem fresco e reserve 1 folha inteira. Rale ou corte o repolho bem fininho. Esprema com as mãos o repolho ralado para retirar todo o líquido, ou torça dentro de uma toalha seca.

3a etapa: Prense dentro do vidro com a ajuda de um soquete de madeira para ficar bem apertado, sem espaço vazio.

4a etapa: Depois de bem cheio, cubra com a folha de repolho e tampe o vidro, pressionando o material para dentro.

5a etapa: Deixe fermentar por 5 a 8 dias, conforme a temperatura ambiente. Se muito calor, menos dias.

6a etapa: Ao abrir, despreze a camada de cima e sinta o odor ácido agradável, sinal do processo terminado com sucesso.

 

VARIAÇÃO: Prense o legume e complete com rejuvelac. Em 24h está pronto.

 

Variações de temperos com Chucrute: Misturar o chucrute com maçã em cubos, passas sem semente e aipo em rodelinhas finas.

 

SANDUÍCHE DE PÃO DOS ESSÊNIOS COM TRIGO GERMINADO

1 xícara de trigo germinado. Lave as sementes e deixe secar bem. Acrescentar sal e moer bem fino na máquina manual ou liquidificador. Com a massa, modele pequenas bolachas finas e coloque sobre 1 pano (ou voal). Desidrate no sol ou forno aberto, com temperatura até 42ºC, onde a mão suporte segurar a vasilha. Após 1 hora, vire para expor a 2ª face ao sol. Repita este procedimento até a desidratação completa.

“Queijo” de girassol descascado germinado, fermentado com Rejuvelac e ervas frescas: No liquidificador coloque 1 xícara de Girassol descascado (retirada a pele) e ½ xícara de Rejuvelac. Bata até formar creme homogêneo. Coloque no coador de voal, pendure em local arejado, sem sol e deixe fermentar por 12 a 24h (menos no verão e mais no inverno). Após esse período tempere com ervas variadas, sal e gotas de limão.

 

IOGURTE DE AMÊNDOAS GERMINADAS C/ REJUVELAC

Ingredientes: 10 amêndoas germinadas, 1 copo de Rejuvelac, 1 pêra, 1 maçã, 1 colher de sopa de mel.
Preparo: Descascar e liquidificar as amêndoas com o Rejuvelac, maça e pêra. Se necessário, colocar adoçar com o mel.

 

SOJA GERMINADA E FERMENTADA COM HORTALIÇAS (CONSOMÊ)

Ingredientes: ½ xícara de soja germinada e fermentada, 1 cenoura, 1 batata baroa, 1 inhame pequeno, ¼ abacate, 1 pedaço de alho porró, 1 copo de água, gengibre (ou alho), limão/shoyu/azeite.

Preparo: Processe no liquidificador e coe no voal se desejar. Tome frio ou amornado.

 

SOJA GERMINADA E FERMENTADA COM SALADA LIQUIDA

Ingredientes: 2 xícaras brotos de trevo e girassol, 1 xícara de soja germinada e fermentada, folhas verdes (alface, azedinha, chicória, almeirão etc.), 1 cenoura, 1 maxixe, 1 tomate, ¼ abacate, 1 talo aipo, salsa/cebolinha, shoyu/limão/azeite, 1 copo de água ou rejuvelac.

Preparo: Processe no liquidificador e coe no voal. Tome frio.

 

SOJA GERMINADA E FERMENTADA COM CARAMBOLA

Ingredientes: 1 xícara de soja germinada e fermentada, 4 carambolas, ½ limão (com casca e sem semente), mel se necessário, 1 copo de água pura (ou de coco).

Preparo: Processe no liquidificador e coe no voal. Tome frio.

 

Fermentados

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA