PÃO DOS ESSÊNIOS

Ingredientes: 2 copos de trigo no 2° dia de germinação, 1 copo de quinua (ou centeio, aveia, cevadinha)

Preparo: Lave as sementes germinadas e deixe secar pelo menos por 2 horas. Passe no moedor 2 vezes (ou no processador) com temperos (ex.: missô e orégano). Com a massa, modele pequenas bolachas finas e coloque sobre um pano, voal ou papel manteiga. Desidrate no sol ou forno aberto com temperatura de 42ºC (máximo), até onde a mão suporte segurar a vasilha. Após 1 hora, vire para expor a segunda face ao sol. Repita este procedimento até desidratação completa.

 

VARIAÇÕES:

PASTEIS E PANQUECAS

Abra a massa numa toalha de voal sob forma de panquecas ou pastéis. Faça recheio de abobrinha, cenoura e pimentão vermelho cortados em tiras. Recheie os pasteis e desidrate após. Já as panquecas, desidrate a massa antes de colocar o recheio, enrole e cubra c/ molho de tomate, pimentão vermelho, alho, manjericão.

 

PÃO DE FORMA

Deixe secar bem os grãos de trigo germinados inteiros ao sol, para depois processá-los no liquidificador até formar uma farinha fina. Adicionar sal, orégano seco, um pouco de azeite e pequenas quantidades de água, até dar a consistência de juntar, e modelar o pão de forma para cortar em fatias.

 

PIZZA C/ MASSA DE PÃO DOS ESSÊNIOS DE TRIGO GERMINADO

Massa

1 e ½  xícara de trigo com 36h de germinação. Lave as sementes e deixe secar bem. Passe no moedor 3 vezes (ou no processador) com sal. Modele a massa com rolo de pastel no formato de pizza e coloque sobre um pano (ou voal). Desidrate no sol ou no forno aberto com temperatura de 42ºC, onde a mão suporte segurar a vasilha. Após 1h, vire para expor a 2ª face ao sol. Repita este procedimento até a desidratação completa.

Recheio (Pasta de amendoim germinado)

No liquidificador, coloque 1 xícara de amendoim com um pingo d´agua e bata até formar creme homogêneo. Processe com ½ inhame peq, ½ dente alho, gotas de limão e sal.

Montagem

Depois de desidratada a massa, coloque por cima a pasta de amendoim. Cubra com molho da salada, sendo picado mais miudinho. Decore com rodelas de tomate e folhas de rúcula.

 

FARINHA DE MANDIOCA (AIPIM)

Ingredientes: 1 k de aipim ou mandioca

Preparo: Descasque o aipim e corte em pedaços pequenos. Processe no liquidificador com 1 copo d´água até formar massa homogênea. Esprema no coador de voal para retirar líquido. Espalhe massa obtida num tabuleiro ou peneira e exponha ao sol para desidratar por 6h aproximadamente, até que fique bem seca. Guarde em local seco e consuma em 3 dias. Se o sol estiver muito forte, desidrate na sombra. Controle com as mãos a temperatura do tabuleiro.

 

FAROFA DE COCO GERMINADO

Coco ralado, maçã, cebola picada, raspa de limão, alho porró, farinha de aipim desidratada no sol, sal, gotas de limão e azeite.

 

FAROFA DE GRÃO DE BICO

Triturar levemente 1 xícara de grão de bico germinado e descascado e colocar ao sol para desidratar. Quando estiver bem sequinho, juntar salsa/cebolinha, cebola e pimentão amarelo picados miudinhos, cubos de tomate e sal. Regar com azeite e decorar com lascas finas de pimentão vermelho.

 

FAROFA DE FEIJÃO AZUKI GERMINADO

Selecione 1 xíc. feijão azuki, separando aqueles que não germinaram, ½ cebola pequena picada, pimentão vermelho picado e coentro. Temperar com sal, gotas de limão e azeite. Adicionar ½ xícara de farinha de aipim desidratada no sol.

 

TORTA SALGADA

Ingredientes:

MASSA: ½ copo de grão de bico (ou amendoim, gergelim, amêndoas, girassol descascado), ½ copo de cevadinha (ou trigo, centeio, aveia, linhaça etc.), 2 colheres de sopa de linhaça, missô claro e azeite.

RECHEIO: 1 inhame pequeno, 1 cenoura cortada em bastões, cebolinha picada, pouco sal, limão e azeite.

Preparo:

MASSA: No processador, faça uma massa homogênea c/ as sementes previamente secas (2hs abertas numa peneira) e modele c/ as mãos uma forma de sua preferência. Desidratar levemente ao sol ou em forno baixo com a porta aberta.

RECHEIO: Processe no liquidificador 1 inhame peq., ½ copo de pimentão vermelho picado, sal, limão e azeite, até formar creme. Coloque no fundo da armação feita com a massa de sementes. Cubra por cima com a mistura de cenoura picada e temperos. Se quiser pode amornar no sol ou banho-maria, controlando temperatura da base da vasilha (segurando c/ as mãos).

 

CROQUETE DE GIRASSOL SEM CASCA

No liquidificador, coloque 1 xícara de girassol descascado e bata até formar creme homogêneo, com a ajuda de uma batata doce, deixando-a se desfazer com o creme. Com as mãos, tempere com ervas variadas, sal e gotas de limão. Modele a pasta em forma de croquete e coloque ao sol para secar.

Molho Rosé: processe 1 tomate, 1 inhame, 1 colher de sopa de girassol sem casca, cebola, sal, gotas de limão e azeite.

 

ACARAJÉ

Ingredientes da massa:

2 xícaras de amendoim germinado, 2 xícaras de grão de bico germinado, 1 xícara de cevadinha germinada, alho

Preparo: Processe todos ingredientes no liquidificador até obter massa fina e c/ liga. Modele os acarajés e deixe desidratar no sol.

Recheio: 1 xícara de amendoim germinado, ¼ abóbora japonesa sem casca, alho e sal a gosto.

Preparo: Processe todos os ingredientes no liquidificador e recheie os acarajés já desidratados.

Molho quente: Coentro, pimenta fresca, limão, sal, azeite

Preparo: Pique o coentro, a pimenta, acrescente o limão, o sal e o azeite. Sirva junto com o acarajé.

 

EMPADÃO (variação com a massa do acarajé)

Massa como a anterior. Recheio como o anterior

Montagem: modele com a massa o fundo de 1 forma de vidro. Desidrate ao sol ou em forno baixo com a porta aberta. Recheie com o creme e decore c/ tiras de tomate e flor de cosmos.

 

PASTÉIS DE SÃO FRANCISCO

O título dessa receita remete aos pastéis de origem portuguesa como muitos de nós no Rio de Janeiro. Contudo, esses são vivos, frescos, cheios de energia vital. A homenagem a São Francisco de Assis é em virtude de não ter produtos de origem animal, e ter um compromisso com o bem interno, que é a nossa saúde e purificação por meio do alimento.

 

Os pasteis de São Francisco são feitos com massa de pão dos Essênios, aberta finamente e recheados com queijo de amêndoas (produzido com o santo Rejuvelac) adicionados de damascos reidratados e coberto com molho a base de shoyu (Daymaru) processado com passas, remetendo ao molho Teriyaki.

 

Uma segunda opção de recheio dos Pastéis de São Francisco é uma mistura de ameixa reidratada com coco germinado com leve toque de molho Teriyaki Alive.

 Massa: Germinar o Trigo, processar no liquidificador com uma pitada de sal. Abrir as massas em pequenos discos e reservar.

 

Recheio: Germinar as amêndoas, hidratar os damascos, o coco, e as ameixas secas e passas. Processar as amêndoas com Rejuvelac para fazer o queijo de amêndoas. Queijo pronto, adicionar os damascos picados na ponta da faca e reservar. Ralar o coco germinado em escamas, adicionar as ameixas picadas na ponta da faca e reservar.

Preparar o molho Teriyaki Alive processando passas hidratadas com um pouco da água, fazer um molho grosso e adiconar Shoyo até tomar características do Teriyaki.

 

Montagem: Rechear os pasteis, regar levemente com o Teriyak, fechar e por para secar ao sol brevemente. O mesmo deve manter um textura macia, não muito rígida. Para decorar, fios de Teriyaki Alive.

 

PÃO SEM GLÚTEN

Ingredientes:

2 xicaras de trigo sarraceno germinado (2 horas na água + 12  a 24 horas no ar, até sair o narizinho)

1 xicara de sementes de girassol descascado germinado (8 a 12 horas na água)

Farinha de mandioca suficiente para dar o ponto

sal a gosto

Preparo:

Processe ou liquidifique as sementes e o sal. Acrescente a farinha, sovando com a mão até dar consistencia para abrir a massa em formato de pao sirio ou chapati com um rolo. Ou formar pãezinhos tipo brioche (pode cobrir com gergelim ou outras sementes salpicadas. Desidratar os discos ou os pães ao sol ou em forno baixo com a porta aberta para nao assar. Depois de um tempo, virar a outra face ao sol ou forno para desidratar por igual.   

 

Desidratados

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA