Receitas por Sementes

TRIGO GERMINADO

Estas sementes podem ser consumidas germinadas ou sob a forma de brotos na terra. Os brotos de trigo (ou grama) podem ser usados em sucos coados, especialmente os de Clorofila.

 

PIZZA

Ingredientes:

Massa: ½ copo de trigo no segundo dia de germinação, ½ copo de quinua germinada e missô.

Recheio: girassol descascado, limão e sal.

Molho: ½ pimentão vermelho, água e missô.

Preparo da Massa: Faça uma massa como a do pão dos Essênios e abra sob a forma de pizza. Desidrate ao sol sem ressecar.

Preparo do Recheio: Processe ½ copo de girassol descascado, gotas de limão e sal até obter uma massa homogênea.

Preparo do Molho: Processe ½ pimentão vermelho, missô e gotas de limão e um pouquinho de água.

Sobre a massa desidratada espalhe a pasta de girassol e por cima coloque o molho. Amorne no sol ou banho-maria. Após pingue o azeite e polvilhe com orégano.

 

TABULE DE TRIGO GERMINADO

Ingredientes: 1 copo de trigo germinado (de 1 dia de germinação) e seco, 1 pepino cortado em cubos, 2 tomates em cubo, ½ cebola picadinha e 1 copo de hortelã picada, limão, azeite e shoyo.

Preparo: Triture parcialmente o trigo seco e depois misture os outros ingredientes. Tempere a gosto.

 

TRIGO GERMINADO COM LEGUMES COLORIDOS

Ingredientes (várias pessoas): 3 copos de trigo germinado, 2 copos de brócolis cortados miudinhos, 1 copo de cenoura cortadinha em cubos, 1 copo de abóbora ralada, 2 copos de pepino picado, 1 copo de maxixe em rodelas finas, 1 copo de tomate picado, 3 colheres de cebola picada, limão, azeite e shoyo.

Preparo: Junte os ingredientes e está pronto!

 

PASTEL DE TRIGO COM PASTA DE AMENDOIM (90 peças)

Ingredientes: ½ kg de trigo germinados em 2 noites, ½ kg amendoim germinado, 4 cenouras médias, farinha de mandioca fina, ½ cebola ralada no ralo grosso, alho, azeite, sal.

Preparo:

Massa: Deixe o trigo secar bem, acrescente a cebola ralada e processe na maquina de moer por 3 vezes para fazer a massa bem homogênea. Bata a farinha de aipim já desidratada no liquidificador para afinar. Pulverize essa farinha sobre a pedra mármore e estique a massa com a ajuda de um rolo de massa. Corte os discos para montar os pastéis.

Recheio: Descasque o amendoim e processe com sal e alho. Rale as cenouras no ralador mais fino e misture com a pasta de amendoim. Monte os pastéis e coloque-os no sol para secar, virando os 2 lados.

 

“ESPAGUETI A BOLONHESE” PICANTE  COM TRIGO GERMINADO

Desfie a batata baroa. Por cima coloque o molho: pimentão vermelho batido com tomate, missô , alho, pimenta amarela, orégano e azeite.

Preparar separado: Trigo germinado bem seco, batido com alho, sal, miolo do pimentão para fazer a “carne moída”. Adicionar uma camada de cebola picadinha e orégano por cima de tudo.

 

TRIGO SARRACENO SEM CASCA GERMINADO (Não contém GLÚTEN)

 

TRIGO SARRACENO COM REPOLHO E HORTELÃ

Ingredientes: 2 copos de trigo sarraceno, ½ repolho pequeno cortado em tiras finas, folhas de hortelã, cebola picada, tomate picado, salsinha, limão, azeite e missô.

Preparo: Escorra bem a água do trigo sarraceno e com auxílio de um saco de pano esprema para retirar todo o líquido (no caso do trigo quebrado germinado na água). Se o grão de trigo for inteiro e sem casca, germine no processo do vidro. Acrescente os outros ingredientes e tempere com missô, limão, azeite.

 

SOPA DE TRIGO SARRACENO AMORNADA

Faça creme com 1 xícara de trigo sarraceno, pouca água, sal e pedaço de alho porró. Aqueça na panela, como nas instruções anteriores. No prato adicione salsa, azeite e gotas de limão.

 

PÃO SEM GLÚTEN

Ingredientes:

2 xicaras de trigo sarraceno germinado (2 horas na água + 12  a 24 horas no ar, até sair o narizinho)

1 xicara de sementes de girassol descascado germinado (8 a 12 horas na água)

Farinha de mandioca suficiente para dar o ponto

sal a gosto

Preparo:

Processe ou liquidifique as sementes e o sal. Acrescente a farinha, sovando com a mão até dar consistencia para abrir a massa em formato de pao sirio ou chapati com um rolo. Ou formar pãezinhos tipo brioche (pode cobrir com gergelim ou outras sementes salpicadas. Desidratar os discos ou os pães ao sol ou em forno baixo com a porta aberta para nao assar. Depois de um tempo, virar a outra face ao sol ou forno para desidratar por igual.   

 

 

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA