Culinária do Curso Online

MAIONESE DE CASTANHA E GIRASSOL

Feito por: Ana Paula Aprigio Rosa

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

100g de pepitas de girassol germinadas, 50g de castanhas de caju hidratadas, rejuvelac de quinua, 1/2 colher de chá de sal, suco de 1 limão, 1 Abobrinha ralada, 1 cenoura ralada, 1 batata inglesa ralada, 1/2 maço de agrião picado grosso, azeite a gosto. 

Modo de preparo

Bater as pepitas de girassol e as castanhas com rejuvelac de quinoa até virar uma pasta.  

Incorporar aos outros ingredientes.

Maionese de castanha e girassol_edited.jpg

PIZZA DE QUEIJO SOLAR

Feito por: Andressa Cruz Romanek 

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Para a base da Pizza:  

1 1/2 xic de trigo sarraceno (ou semente de girassol), 1/2 xíc de linhaça marrom triturada, 1/3 copo de água filtrada ( só pra dar a liga da massa), um fio de azeite extra virgem, 1 dente de alho, 1/4 cebola pequena, 1cc de sal marinho e sumo de 1/2 limão.  

Para o recheio da pizza:  

150 g de castanha de caju demolho por 8h, 1/4 de abóbora japonesa (Cabotia), 1/4 brócolis ninja, 1/4 cebola roxa, 1/2 tomate Italiano e manjericão. 

Para o molho de tomate:  

2 tomates italianos em cubos, 3 fatias de tomate seco, orégano, sal marinho a gosto. 

Modo de preparo

Molho:

Bata todos os ingredientes num liquidificador e reserve pra ser usado depois.  

 

Base da Pizza:

Bata no processador o trigo, com meia xícara de linhaça triturada e o  copo de água para dar liga na massa. Acrescente a cebola, o alho, o fio  de azeite e sal e bata novamente. Modelar a massa. 

Queijo Solar da Pizza:

Bata no processador a castanha de caju demolhada + abóbora Cabotia e sal a gosto.

 

Recheio:

Corte da maneira como preferir o brócolis, a cebola  roxa e o tomate. Monte a pizza acrescentando o molho, o queijo solar da pizza, vegetais  sugeridos. Finalize com orégano. Use um desidratador para esquentar ou forno com  temperatura mínima e porta entreaberta por aproximadamente 20 minutos. Decore com  folhinha de manjericão ou erva de sua preferência e um fio de azeite. 

TORTA CREMOSA DE MILHO

Feito por: Angelise Nadal Pimenta

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

1 xícara de trigo sarraceno, 1 xícara de semente de girassol sem casca, 1 punhado de girassol com casca, 1 xícara de castanha de caju, 1 punhado de trigo, 2 milhos verdes tenros, cebolinha, alho-poró, sal, limão e shoyo. 

Modo de preparo

Germinar e preparar broto de girassol ou alfafa;

Germinar o trigo (no segundo dia  do preparo dos brotos) para fazer rejuvelac;

No dia da finalização do Rejuvelac  "germinar" de 3 a 5h a castanha de caju e preparar o queijo fermentado (deixar  fermentar de 24 a 36h);

Na noite da véspera da finalização do queijo colocar as

sementes do girassol sem casca de molho;

Pela manhã colocar as sementes de girassol no ar;

Deixar por 3h o trigo sarraceno de  molho, depois desidratá-lo ao sol ou em forno até 42 graus e processá-lo com as  sementes de girassol sem casca, acrescentando 1 dente de alho e sal a gosto e forrar um pirex para ser a base da torta;

Ralar os milhos, temperar com cebolinha, alho poró 

marinado com sal e limão;

Misturar o queijo de castanha ao milho temperado e rechear  a massa;

Decorar com brotos, tomatinhos ou pimentas de cheiro. Pode acompanhar com  salada mix de verduras. Lembrando que todas as sementes germinadas sempre são  lavadas cinco vezes antes de serem colocadas de molho em água de boa qualidade.

INSPIRAÇÃO JAPONESA

Feito por: Anne Sobreira Guimarães Leite

Turma: 2021.01

Prato Salgado e Doce

 

Ingredientes

Sementes para germinar  

1 colher de sopa de alfafa, 1 punhado de feijão moyashi, 

1 coco, 2 xícaras de castanhas de caju, 2 colheres de sopa de quinua (para o rejuvelac). 

Para o fermentado

5 folhas de acelga cortadas, 1 cenoura media cortada enviesada, 1/2 tâmara, 2 pitadas de sal, Q.B. de rejuvelac  

Para o caldo

1 pedaço de alga umbu, 1 a 2 colheres de sopa de missô, cebolinha.  

Para a sopa

Q.b. de fermentado, 1/4 de abobrinha cortada em tiras (como macarrão), 1/4 de nabo cortado a gosto, brotos de moyashi.

Para o sushi salgado

Folhas de alga nori, 1/2 cabeça de couve flor, 3 colheres de creme de castanha de caju, 1/2 dente de alho, 1/2 tâmara, 1/4 de nabo ralado, 1/2 abacate, 1/4 de pimentão amarelo, 1/4 de pimentão vermelho, 3 folhas de acelga (só a parte verdinha), brotos germinados de alfafa para enfeitar, cebolinhas ou nirá.  

Para o sushi doce

Folhas de alga nori, 2 xícaras de coco germinado ralado, 3 colheres de creme de castanha de caju, 2 colheres de mel, 5 tâmaras (cortadas em tiras), 5 morangos cortados em 4, 1/2 abacate cortado em tiras, 1/2 manga palmer cortada em tiras.

Para o molho

Misturar Q.B. (quanto baste) - suco de limão, shoyo, pimenta moída na hora, cebolinha ou nirá cortadinhos.

Modo de preparo

Para o fermentado

Após higienizar os legumes, cortar a acelga em tiras grosas, fatiar  a cenoura enviesada colocar em um bowl, adicionar o sal e marinar.

Em um pote  esterilizado, adicionar os legumes já marinados, adicionar a tâmara, usar uma folha de  acelga para tampar (impedir que os legumes boiem), encher com rejuvelac. Tampar e  deixar fermentar em temperatura ambiente de 1 há 2 dias (dependendo da temperatura  da sua cidade). 

Para a sopa

Cortar os legumes, abobrinha em tiras como macarrão, nabo ralar  Colocar a alga em um bolw com água gelada e deixar de molho por no mínimo 2 horas.  Coar o caldo e adicionar o missô. Reservar. No bowl que for servir... Colocar o  macarrão de abobrinha (que poderá ser marinado ou não), Q.B. de legumes  fermentados, nabo ralado e os brotos de moyashi. Aquecer o caldo (cuidando para não  passar de 42°C) e misturar com os legumes. Usar a cebolinha para enfeitar a sopa.  

Para o creme de castanhas

Após hidratar a castanha de caju por pelo menos 4 horas,  descartar a água do demolho, lavar as castanhas e bater no liquidificador, com 2  colheres de sopa de água, até ficar bem lisinho e formar um creme. Reservar.

 

Para o sushi salgado

Higienizar todos os legumes; Cortar apenas os floretes da couve  flor e marinar com limão; após adicionar no processador a couve flor marinada, o alho e  a tâmara. Passar a mistura um bolw e adicionar o creme de castanha de caju. Reservar  Cortar todos os legumes e reservar. Abrir a folha de alga nori em um tapete para sushi,  espalhar um pouco da mistura de couve flor em 1/3 da folha de alga depois rechear com  os legumes previamente cortados e a cebolinha (pode usar os legumes fermentados  também) e fechar rolando e apertando para formar o sushi. Cortar com uma faca afiada,  enfeitar com os brotos e servir. 

Para o sushi doce

Higienizar as frutas e cortar. Reservar; No processador ralar o coco  germinado. Passar para um bolw e adicionar o creme de castanha de caju e o mel,  misturar bem e reservar. Abrir a folha de alga nori em um tapete para sushi, espalhar um  pouco da mistura de coco em 1/3 da folha de alga depois rechear com as frutas já  cortadas (sugestão 1 - Morangos, manga e tâmaras ** Sugestão 2 - Manga, tâmaras e  abacate) e fechar rolando e apertando para formar o sushi. Cortar com uma faca afiada e  servir.

Para o molho

Misturar Q.B. (quanto baste) - Suco de limão; - Shoyo; - Pimenta do reino moida na hora; - cebolinha ou nirá picadinhos. 

ARVORE VIVA

Feito por: Armando Cruz

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes

Brotos: 

25g semente de alfafa, 50g semente de girassol com casca, 50g lentilhas, 20g uvas passas 

Tronco da arvore: 

25g semente de linhaça, 100g morangos, 50g amêndoa 

25g semente de girassol sem casca, 25g uvas passas, 1 cenoura media, canela, sumo de limão, sal, pimenta, azeite a gosto. 

Modo de preparo

Tronco da árvore: liquidifique o molho com morangos, linhaça, e um  pouco de sumo de limão.

Para casca do tronco da arvore triture no processador a  amêndoa hidratada, semente de girassol sem casca hidratada, uvas passas e canela. Com a mistura  do tronco, constrói a "casca" da arvore e enche o tronco com o molho. Rala a cenoura e  por cima do recheio.

Use os brotos como se fossem as folhas da arvore e uvas passas  como passarinhos. Tempere com sumo de limão, pimenta preta, sal e azeite a gosto. 

SUSHIX, WRAPIX E MARACOMENDOZIX

Feito por: Camila Teichrieb

Turma: 2021.01

Prato Salgado e Doce

 

Ingredientes

Sushix e wrapix:

Abobrinha Folhas de repolho (ou couve, ou acelga etc) Inhame (taiá em SC) Limão Sal Azeite Abacate Manga Tomate seco Cenoura Rúcula e o que mais a criatividade permitir e for agradar quem irá comer (pode colocar kiwi, pepino etc) Gengibre Brotos de trevo e moyashi.

 

Maracomendozix:

Maracujá Tâmaras Amêndoas germihidratadas e descascadas Um raminho/florzinha decorativex comestível

Modo de preparo

Sushix: 

Fatiar a abobrinha em tiras, preparar um "creaminhami" com o inhame, sal, azeite e limão e usar os ingredientes desejados, variando conforme cada paladar, misturei manga, cenoura, tomate seco, rúcula e abacate e enrolei variando tudo, adicionei o broto de trevo por cima e em alguns adicionei ainda creaminhami.

 

Wrapix:
Colocar numa folha de repolho, couve, acelga ou outra folha que seja possível de enrolar os ingredientes listados, variando conforme o paladar de quem vai comer (usei manga, creaminhami, tomate seco e abacate), adicionar o broto de feijão, enrolar e servir.

 

Maracomendozix: 

Processar as amêndoas germihidratadas e descascadas com tâmaras a gosto, adicionar maracujá a gosto e bater, servir com um raminho comestível como hortelã (mas na ausência dele usei manjericão e achei bom).

BOTECO VIVO

Feito por: Cauhana Tafarelo de Oliveira

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Bolinho de lentilha:

3/4 xícara de lentilha germinada, 1 xícara de pepita de girassol germinada, alho-poró, zaatar, cominho, salsinha e sal.

 

Croquete de amendoim com cenoura:

3/4 xícara de cevadinha germinada, 1 + 1/2 xícara de amendoim germinado, 1 cenoura, açafrão e sal.

 

Ketchup:

2 tâmaras hidratadas, 2 tomates, 1 pedaço pequeno de beterraba, manjericão, páprica defumada e sal.

 

Canapé/ Queijo:

Amendoim germinado, pepita de girassol germinada, açafrão, azeite, água e sal.

Base: Abobrinha, azeite e sal.

 

Palitos de vegetais com queijo cremoso/ Queijo cremoso de castanha:

150g de castanha de caju, 1 limão ou rejuvelac, um pouco de água e sal.

Palitos: Pepino, cenoura, salame de girassol, pepita de girassol, limão, páprica defumada, sal, pimenta branca, nabo, água filtrada e sal.

Modo de preparo

Bolinho de lentilha:

Retirar a pele do girassol e da lentilha. Bater no liquidificador, usando o alho-poró como biosocador (incorporando uma parte). Adicionar os temperos e misturar. Modelar e desidratar. Pode ser servido com o queijo de amendoim com girassol (receita com o canapé).

 

Croquete de amendoim com cenoura:

Bater a cevadinha e o amendoim (sem a pele) no liquidificador, usando a cenoura como biosocador (incorporando parte da cenoura). Adicionar os temperos e misturar. Modelar e desidratar.

 

Ketchup: Bater tudo no liquidificador e servir.

 

Canapé/ Queijo:

Retirar a pele do girassol e da pepita de girassol. Bater tudo no liquidificador e reservar.

Base: Cortar rodelas de abobrinha. Colocar sal, azeite e uma camada de queijo. Decorar com tomate cereja cortado ao meio ou brotos à gosto. Palitos de vegetais com queijo cremoso.

Queijo cremoso de castanha: Bater a castanha hidratada, o limão e a água no liquidificador. Colocar em um pote e deixar fermentando por 24h (coberto com voal). Adicionar sal e servir.

 

Palitos: Cortar em tiras e servir com o queijo cremoso. Salame de girassol Lavar bem o girassol e hidratar por 8-12h. Lavar bem. Bater no liquidificador com um pouco de água e limão. Deixar 24h fermentando em um voal (de maneira que possa escorrer o excesso de líquido). Misturar sal e páprica defumada. Modelar e deixar em geladeira por 5 dias, para desidratar. Ao servir, finalizar com pimenta branca.

 

Nabo fermentado: Higienizar os utensílios e o nabo. Cortar cada nabo em 4 partes e adicionar em um pote de vidro. Pesar a quantidade de nabo e completar com uma salmoura com 3-4% de sal (de acordo com o peso do legume). Para 200g de nabo, 6-8g de sal. Usar uma folha de repolho para que os nabos fiquem submersos. Colocar a tampa (deixar frouxa) e fermentar por 5-6 dias em temperatura ambiente.

PIZZA DE GRÃO DE BICO E CHIA

Feito por: Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Massa:

1 xícara de grão de bico, 1/2 xícara de chia, 1 colher de chá de sal (opcional), peixinho da horta (opcional).

Cobertura:

1 cebola (marinada no limão com o sal), 2 tomates

4 quiabos, azeite de oliva, manjericão e/ou orégano.

Modo de preparo

Germinação do Grão de Bico: Colocar o grão de bico na água por 8 a 12 horas. Depois coloque-o a germinar no ar por 24h a 36h. A pele da semente deve ser retirada antes do preparo.

Germinação do Chia: Colocar as sementes de chia de molho na água por 1 a 2 horas. Nesta receita utilizamos 1/2 xícara de chia e uma xícara de água.

 

Preparo da Massa: Triturar levemente o grão de bico germinado e descascado no processador e colocar ao sol para desidratar. Depois, adicione aos poucos esse grão de bico triturado e desidratado com a chia germinada e misture com as mãos até conseguir uma consistência firme na massa. Unte uma forma com azeite e espalhe a massa moldando-a no formato de pizza com as mãos. Se optar por utilizar as folhas de peixinho, acrescente neste momento. Desidrate a massa no sol.

*A desidratação do grão de bico e da massa da pizza pode ser feita no forno, em temperatura baixa, com a porta semiaberta por uns 40 minutos. É importante a temperatura do forno não ultrapassar 42 graus.

 

Cobertura: Corte a cebola em pedaços pequenos, os tomates em cubinhos e o quiabo em rodelas. Marine a cebola no limão com sal para retirar o excesso de acidez. Cubra a massa da pizza com esses ingredientes e finalize a decoração com azeite de oliva, orégano e manjericão a gosto. Está pronto! É só servir e saborear.

QUEIJADINHA VIVA

Feito por: Denise de Oliveira Souza

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes:

1 xícara de grão de bico germinado e descascado, 1/2 xícara de coco germinado cortado em lascas, 1/2 xícara de passas claras (sem hidratar), 1 colher de sopa de resíduo de leite de coco, 1 pitada de sal, 1 colher de café de canela em pó, 1 pitada de cúrcuma em pó, 1 pitada de noz moscada ralada (opcional).

Modo de preparo

Coloque no processador o grão de bico, o coco e as passas. Processe até obter uma massa homogênea, se necessário, interrompa o processo para remover os resíduos que se acumulam nas extremidades do processador. A seguir acrescente a canela, uma pitada de sal, uma pitada de noz moscada e continue a processar. Modele a massa e acomode em forminhas para queijadinhas. Acrescente uma pitada de cúrcuma ao resíduo de leite de coco. (Somente para colorir) e polvilhe sobre as queijadinhas. Isso deixara o seu prato com uma Ótima aparência. A seguir leve ao desidratador por 1 hora. (Caso não tenha desidratador, deve-se levar ao Sol). Após essa etapa, as queijadinhas estarão prontas para serem saboreadas!

CARPACCIO DE BETERRABA

Feito por: Estella Maris Borges de Vasconcelos

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Para a fermentação da beterraba:

1 Beterraba grande ou 2 pequenas, 2 limões, 1 xícara de hortelã, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 colher sopa de missô, 1 colher de chá de semente de coentro moída, 1 colher de chá de mostarda moída, Sal e Pimenta a gosto, Rejuvelac suficiente para cobrir a beterraba, Pote de vidro esterilizado para fermentação, Pano limpo ou voal e elástico.

Para o molho do carpaccio:

2 colheres de sopa de mostarda (ver receita), 2 colheres de sopa de azeite de oliva, suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de mel ou outro adoçante, sal e pimenta do reino.

Para a mostarda: 1 1/2 xícara de grãos de mostarda germinadas, 3 colheres de sopa de mel ou outro adoçante,1/4 de xícara de rejuvelac, 1/4 de xícara de suco de limão, 1 pedaço de gengibre.

Para o cracker desidratado: 1 cenoura, 1 cebola média, 1 cuide cogumelos picados, 1 xícara de aveia em grão hidratada por 12h, 1 xícara de lentilha germinada, 1/4 xícara de semente de girassol hidratada, 1 colher de sopa de missô, 1 colher de sopa de molho de soja, pimenta e sal a gosto.

Guarnições para compor o prato:

Brotos diversos, hortelã, semente de girassol hidratada, tomate cereja, rúcula, flores comestíveis.

Modo de preparo

Para a fermentação da beterraba:

Cortar as beterrabas em lâminas finas com uma faca afiada ou mandolin. Misturar no pote de vidro esterilizado o hortelã, o gengibre, o missô, as sementes de coentro e mostarda, o sal e a pimenta. Acrescentar as lâminas de beterrabas e cobrir com o rejuvelac. Tampar o pote de vidro com o pano ou com o voal e usar o elástico para segurar. Colocar o pote de vidro num ambiente ventilado e sem luz direta por 24h para fermentar

Obs: Fermentação anaeróbica, sem oxigênio, as lâminas da beterraba ficam submersas no líquido.

 

Para preparar a mostarda: Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme. Colocar num pote de vidro esterilizado; tampar e deixar em lugar fresco sem luz direta por 3 dias.

Obs: essa é uma receita básica, pode acrescentar ingredientes da sua preferência como cúrcuma, pimentas, alho, ervas aromáticas .…

 

Para o cracker: Processar todos os ingredientes e desidratar no sol ou no desidratador por 8h/42°C, virando no meio do tempo.

TORTA VIVA DE MORANGO

Feito por: Fernanda Simon

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes:

Amêndoas, castanha do Pará, tâmaras, aveia, castanha de caju, amendoim, um pouco de mel ou outro adoçante e morangos.

Modo de preparo

Germinar as sementes.

 

Base: bater tâmaras + amêndoas + castanha de caju

 

Recheio: bater castanha de caju, amendoim, mel e morango. Colocar em forma e congelar.

PAD THAI CRUDIVEGANO

Feito por: Gilce de Souza Vieira Ferreira

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Para os vegetais:

1 Abobrinha (feita em macarrão), 1 pimentão vermelho (em fatias finas), brotos de feijão moyashi, 1 cenoura média (cortada a Julienne), 1 punhado de lentilha rosa germinada, cebolinha verde (cortada em fatias), 10 folhas de hortelã (picada finamente), 1 punhado de coentro ( picado).

Para o molho:

3 colheres de sopa de shoyo, 1 colher de chá de pimenta caiena em pó, 1/2 xícara de tomate seco hidratado por 30 minutos, 1 colher de sopa de suco de limão, 1/4 xícara de manteiga de amêndoa, 3 tâmaras, 1 dente de alho, gengibre descascado (mais ou menos uns dois dedos).

Para decorar:

100 gramas de cogumelos Enori, 2 colheres de sopa de amêndoas picadas, 1 pimenta em fatias.

Modo de preparo

Para os vegetais:

Coloque toda abobrinha já espiralada em uma tigela, adicione todos os legumes picados e os brotos de feijão moyashi e reserve.

 

Para o molho: 

No liquidificador, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.

 

Misture o molho, o macarrão de abobrinha e os vegetais. Misture bem com as mãos delicadamente e decore.

ARROZ FESTIVO, CEVICHE DE POLPA DE COCO VERDE E PEPINO À GREGA

Feito por: Ivanete Pereira da Silva de Andrade

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

1/4 de couve flor processado, passas brancas ou damascos picados, lentilha germinada, cenoura picada e processada, sal a gosto, azeite a gosto, polpa de 1 coco verde, 1/2 tomate, 1/4 de cebola ou 1 bulbo pequeno de alho-poró, limão, suco de 1/2 laranja (opcional), pimenta a gosto, 1/2 pepino, 1/4 de abacate, alho se gostar, chia hidratada, gergelim hidratado (opcional), coentro a gosto, salsa a gosto, erva doce (bulbo ou grãos hidratados), brotos (girassol, lentilha, alfafa, trevo).

Como a couve flor e a cenoura tem água, caso queira um "arroz mais soltinho" pode desidratar um pouco. Não hidratar as frutas secas, picar antes de misturar.

Modo de preparo

Germinar lentilhas, remover as cascas. Separar, picar e processar ou ralar fininho a couve flor e a cenoura, temperar com sal, azeite e misturar às lentilhas germinadas, passas ou damascos picados. Decorar com salsa ou coentro.

 

Ceviche de polpa de coco verde: remover a polpa do coco com colher em tamanho médios, misturar sumo de limão, suco de laranja, cebola bem picadinha sal e pimenta a gosto, coentro picado, um pouco de azeite. Misture e deixe marinar.

 

Chia e gergelim: hidratar por 8 ou 12 horas. Coar o gergelim após ter sido hidratado lavando bem, reserve.

 

Pepino à grega: 1/2 pepino fatiado bem fininho. Reserve.

 

Creme de abacate: 1/4 de abacate grande ou 1/2 pequeno, alho, sal, sumo de limão, chia hidratada. Liquidificar e misturar ao pepino picado. Salpicar gergelim e servir. A lentilha deve ser germinada pelo menos 24 horas antes da execução da receita, a chia e o gergelim de 8 a 12 horas antes.

SABOR INTEGRATIVO

Feito por: Jacira Ciuffo Sobreira Monteiro

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Abobrinha, rejuvelac, grão de bico germinado, alho, limão, hortelã, azeite, sal, cenoura, berinjela, brócolis, cebola, shoyu, lentilha germinada, beterraba, gengibre, batata baroa, manjericão, alface, agrião, feijão azuki germinado, pimentão vermelho e amarelo, repolho roxo, girassol sem casca germinado, ameixa preta seca, uvas passas claras, manga, linhaça germinada e morango.

Modo de preparo

Entrada:

Pastinha de grão de bico germinado e descascado (1 e 1/2 copo) processado com rejuvelac, 2 dentes de alho, meio limão espremido, 3 folhinhas de hortelã, azeite e sal a gosto.

Para servir, corte 1 abobrinha crua ao meio no sentido horizontal, retire o miolo e a outra parte corte em forma de palitos. Preencha a metade da abobrinha com a pastinha e mergulhe alguns palitos para decorar.

 

Consumê:

Germinar 1 copo de lentilhas, depois retirar as películas/casquinhas. Processar com 1 beterraba, pedacinho de gengibre, 1 batata baroa, um fio longo de azeite, 1/2 cebola e sal a gosto.

Servir num bowl decorando com beterraba ralada e folhinhas de manjericão.

 

Prato principal: Farofinha de legumes. Germinar 1/2 copo de trigo sarraceno, processar e desidratar. Cortar duas cenouras em cubinhos pequenos. Picar 1 berinjela e 1 brócolis americano. Picar 1 cebola e marinar com limão. Juntar tudo misturando com pitada de pimenta, azeite e shoyu a gosto.

 

Salada:

Alface, agrião, feijão azuki germinado, pimentão vermelho e amarelo cortadinhos, cebola marinada com limão e sal. Misturar tudo, colocando um fio longo de azeite. Para servir e decorar no prato, colocar a alface e agrião e o feijão azuki em cima de uma folha de repolho roxo.

 

Sobremesa:

Tortinha doce. Para a massa: Germinar 2 copos de girassol sem casca, tirar as películas e processar com 1/2 copo de ameixa preta seca e uva passas claras, reservar. Para o creme, processar uma manga grande com 1/4 de copo de linhaça germinada, reservar. Picar um copo de morangos. Para servir, moldar a mistura da massa numa forma da sua preferência em cima de um prato. Colocar por cima o creme de manga, deixando escorrer e em baixo os morangos picados.

FALAFEL DE GRÃO DE BICO COM MOLHO DE CASTANHA DE CAJU

Feito por: Jailza Pereira do Prado

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Falafel:

4 colheres de sopa de água, 2 xícaras de chá de grão de bico germinado e sem cascas, 1 xícara de chá de nozes hidratada, 1 xícara e meia de chá de resíduo de amêndoas, 1 cebola pequena cortada em pedaços grandes, 1 dente de alho, 1/2 xícara de chá de cebolinha, 1/2 xícara de chá de salsa, 1/2 xícara de chá de coentro, 1 pedaço pequeno de açafrão da terra (opcional), 5 colheres de sopa de azeite, sal à gosto, 1 tomate picado sem sementes, 1/2 limão espremido, 2 xícaras de grão linhaça dourada ou marrom (processar antes até virar uma farinha) para empanar os bolinhos.

Molho branco:

2 xícaras de chá de castanhas de caju hidratadas por 2 horas, 1 xícara de chá de água, sal à gosto, 1/2 limão espremido, 3 colheres de sopa de azeite, folhas de hortelã à gosto (opcional), raspas de limão para decorar.

Modo de preparo

Falafel:

Processar o grão de bico e as nozes. Adicionar a cebola e o dente de alho, colocar se necessário as 4 colheres de sopa de água, processar até formar uma massa espessa. Colocar a massa processada em um recipiente e adicionar todos os outros ingredientes a massa processada. Mexer bem a massa. Moldar os bolinhos da maneira que desejar e empanar na farinha de linhaça reservada. Assar em desidratador ou ao sol ou no forno aberto com auxílio de uma colher de pau na menor temperatura por 20 minutos ou até dourar, virando na metade do tempo. Servir com o Molho Branco de Castanhas de Caju.

 

Molho branco de castanha de caju:

Processar as castanhas de caju hidratadas com todos os outros ingredientes. Decorar com as raspas de limão ou como desejar.

SALADA DE BERINJELA COM CHARUTINHOS DE COUVE E REPOLHO

Feito por: José Ayrton Nogueira Baptista

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Salada de berinjela, pimentão e repolho:

200g de berinjela cortadas em tiras finas, 100g de cebola picada em tiras finas, 150g de pimentão picado em tiras finas, 50g de passas escuras, sal (ajustar se necessário), azeite e orégano fresco.

Charutinhos de couve e repolho:

5 folhas externas de um repolho grande, 5 folhas de couve, 50g de chia germinada, 50g de gergelim com casca germinado, 100g de grão de bico germinado, 200g de tomate, 100g de pimentão, 100g de cebola, 1 dente de alho descascado, sal, azeite.

Modo de preparo

Salada:

Cortar a berinjela descascada, a cebola e o pimentão em tiras finas e marinar em separado, sendo a berinjela com limão e os demais com sal. A berinjela deve ser gentilmente apertada na mão para retirar o excesso de água após uma hora depois de marinada. Picar o orégano fresco Juntar os ingredientes e servir.

Como opção pode-se acrescer 50g de azeitona (preparada por fermentação sem uso de calor) picada.

 

Charutinho:

Marinar vagarosamente o repolho em água salgada para ajudar a sair as folhas. Retiradas as folhas, continuar marinando as mesmas com água salgada morna, para amolecê-las.

Marinar as folhas de couve, em água salgada retirando os talos previamente.

Cortar as folhas de repolho e couve em triângulos ou retângulos com lados próximos de 10 cm. (este tamanho produz charutos pequenos e pode-se ajustar o tamanho da folha se quiser maiores ou ainda menores).

Germinar as sementes de gergelim e de grão de bico, hidratar as sementes de chia, processar os grãos temperando com sal e alho de forma a obter uma massa consistente.

Rechear as folhas de repolho e couve com esta massa, cobrindo o recheio com as bordas e enrolhando até fechar o pacote, dispondo os charutinhos num recipiente de vidro, justapostos.

Preparar um molho de tomate, liquidificando o tomate, com pimentão e cebola, sal e azeite. Cobrir os mafufos com o molho. - Amornar o conjunto, no máximo até 42ºC, no forno baixo com a porta semiaberta ou por banho maria. Se quiser servir também frio.

CEVICHE DE MANGA E COGUMELOS COM BROTO DE ALFAFA

Feito por: Julia Amaral Sampaio

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

1 cebola roxa média, coentro a gosto, 1 pimentão vermelho pequeno, 150g de cogumelo Paris, 1 manga madura, sal a gosto, shoyu a gosto, azeite, 1 colher de sopa broto de alfafa, 2 folhas de alface, flores comestíveis.

Modo de preparo

Marine a cebola, coentro, pimentão com algumas gotas de limão e sal. Reserve. Marine os cogumelos com shoyu e adicione com a cebola. Corte a manga em tiras finas e misture com a cebola e cogumelos. Rale gengibre a gosto. Adicione 1 colher de azeite e misture bem. Montagem Coloque duas folhas de alface no prato, o Ceviche por cima e os brotos de Alfafa ao redor. Decore com flores comestíveis. Está pronto!

QUIBE VIVO RECHEADO

Feito por: Julia Amaral Sampaio

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Massa do quibe:

1 xícara de sementes de girassol germinadas, 1 xícara de sementes de cevadinha hidratadas, sal, azeite, pimenta, tomilho, orégano, hortelã.

 

Creme de amêndoas: 100g de amêndoas hidratadas, 1/2 dente de alho, 1 rodela pequena de gengibre, 1/2 limão, sal.

Molho:

1/2 cebola, 1/2 dente de alho, 1 limão, 1 rodela de gengibre, azeite, Um pouquinho de água (10 ou 15 ml), 1 punhado de amêndoas descascadas (+ ou - 7 amêndoas).

Modo de preparo

Massa do quibe:

Triturar 1 xícara de sementes de girassol germinadas, 1 xícara de sementes de cevadinha hidratadas e os temperos sal, azeite, pimenta, tomilho, orégano e hortelã (a gosto) até obter uma massa homogênea.

 

Creme de amêndoas:
Triturar as amêndoas descascadas com limão, sal, alho e gengibre até obter uma massa homogênea que será usado como recheio.

 

Molho: 

Triturar bem todos os ingredientes.

 

Montar os bolinhos recheados, amornar brevemente em forno aberto a 40 °C e servir com o molho separadamente.

BOBÓ DE CAJU VIVO

Feito por: Lia Filgueiras Brito

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Creme:

1 xic. abobora japonesa em pedacinhos, 1 xic. inhame em pedacinhos, 1 coco germinado, sal, cominho, páprica picante, pimenta, coentro, 1 c azeite.

 

Molho:

1/2 cebola picada, sal e limão p marinar, 1/2 pimentão picado, 1 tomate sem semente picado, pimenta de cheiro amarela (ou pimenta biquinho), 1 c shoyo, 1 c azeite.

 

Carne vegetal:

3 cajus grandes.

 

Decoração:

Brotos de alfafa ou de girassol, cebolinha picada.

Modo de preparo

Creme: 

Prepare com o coco germinado 3/4 xic. de leite bem concentrado. Misture o leite de coco aos outros ingredientes do creme e bata no liquidificador. A consistência desejada é de um creme grosso. Deixe descansar pelo menos uns 20 minutos para incorporar o sabor.

 

Molho: 

Marine a cebola com sal e limão e misture com os outros ingredientes do molho.

 

Carne Vegetal: 

Tire as castanhas, lave bem os cajus e corte em pedaços médios. Esprema-os com a mão para tirar um bocado do suco (aproveita e bebe). Marine os pedaços já espremidos com sal e limão. Misture o caju ao molho e deixe um tempo para pegar sabor.

 

Finalização:

Acrescente o caju com o molho ao creme e amorne. Decore o prato com os brotos e a cebolinha picada.

TAÇA DA FELICIDADE

Feito por: Luísa de Araujo Melo Silva

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes

60g castanha de caju germinada, 60g de amendoim germinado, 40g de semente de girassol germinada, 30g de farinha de coco, 120g de damasco, 80g de passas branca hidratada, 1 caixa de morango (160g), 7 banana prata maduras e pequenas, 2 banana d'água grande, limão, 4 colheres de chá de nibs de cacau.

Modo de preparo

Geleia de damasco:

Bata 120g de damasco com 60g de passas e reserve.

 

Geleia de morango: 

Bata os morangos com 40g passas e reserve.

 

Creme de flocos: 

Bata duas bananas prata com o nibs de cacau ereserve na geladeira.

 

Mousse de banana: bata 5 bananas com 20g de passas e gotas de limão e reserve na geladeira.

 

Farinha de coco:

Coloque o bagaço do coco em um tabuleiro para assar em fogo baixo com o forno entre aberto e vá mexendo até obter textura de farinha.

 

Granola:

Processe o amendoim descascado, a castanha e a semente de girassol grosseiramente. Asse no forno entre aberto na temperatura mínima e vá soltando com as mãos. Fica úmido ainda. Em um copo ou taça faça camadas, mesclando as geleias, os cremes, a granola e a farinha de coco. Use damasco, morango dentre outras coisas pra decoração.

MANDALA DE DOCINHOS

Feito por: Maisa Masciel Vanderlei

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes

200g de amêndoas cruas (para ativar), 200g de uvas passas (ou outra fruta seca como damasco, ou tâmaras), frutas para decorar (usei manga e banana na receita), folhas de hortelã para decorar e dar um toque especial.

Modo de preparo

Hidratar as amêndoas por 48h, descascar e bater com auxilio de mixer, processador ou liquidificador, com a fruta seca de preferência (na receita eu usei uvas passas). Após formar a massa, modelar em formato de doces tipo brigadeiro (se fizer com cacau e tâmaras, fica como brigadeiro). Cortar as frutas e decorar o prato como preferir em forma de mandala (no prato feito utilizei manga e banana como fruta, e umas amêndoas inteiras na decoração).

É uma receita fácil, deliciosa e muito boa de fazer com as crianças

ALMOÇO SOLAR

Feito por: Maria Tereza Conceição de Souza Matheus

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes

Arroz de repolho:

1/4 de repolho, 1 alho, sal e azeite (A gosto).

 

Molho de tomate:

3 tomates picados, 1 alho, 1 cebola, manjericão, 3cs de pimentão picado, 1/3 de beterraba ralado, sal e azeite.

 

Almôndegas:

Grão de bico germinado, semente de girassol demolhado, sal, alho, limão, azeite e salsinha.

 

Salada de fermentado: coloquei para fermentar por uma semana, abóbora com alho e orégano. 1 maçã.

Modo de preparo

Arroz de repolho:

Processar todos os ingredientes.

 

Molho de tomate:

Amasse bem todos os ingredientes com as mãos e deixe um pouco no sol, se puder e quiser.

 

Almôndegas: 

Bater no processador até formar uma massinha, modelar e desidratar por 3h no Sol.

 

Salada de fermentado:

Misturar o fermentado com maçã e acrescentar azeite e sal.

TRUFA CROCANTE E TRUFA NEGRA

Feito por: Millene Paz de Oliveira de Otero

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes

Trufa crocante:

1/3 de xícara amêndoa germinada, 1 tâmara, 2c/s cacau.

 

Trufa negra:

1/2 de xícara amendoim germinado, 1 banana bem madura pequena, 1 tâmara, 2 c/s cacau.

Modo de preparo

Trufa crocante:

Deixar a tâmara de molho por 30 min e bater com os demais ingredientes no processador.

Trufa negra:

Deixar a tâmara de molho por 30min, bater todos os ingredientes no processador e depois no mix. Colocar cacau até dar o ponto de enrolar

CUZCUZ DE TAPIOCA VIVO

Feito por: Rizomar de Souza Santos

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes

3 kg de aipim descascado e ralado, água mineral, ¼ de xícara de chá de passas brancas hidratadas por três horas, 400 ml de leite de coco germinado batido com a água do próprio coco e a água das passas hidratadas, ½ colher de café de sal rosa do Himalaia, ½ coco germinado ralado, lascas de coco germinado desidratadas, 02 maçãs de coco germinado (opcional), 01 tâmara (opcional).

A tâmara desidratada só entra na receita para decoração do prato e pode ser substituída por qualquer fruta desidratada ou semente. Tanto a massa quanto a água restantes da lavagem da massa do aipim podem ser usadas na preparação de outras receitas.

Modo de preparo

Liquidifique o aipim com água e coar com voal. Lave a massa restante dentro do voal por, pelo menos, duas vezes, a fim de retirar a maior quantidade de goma possível da massa. Reserve a água resultante da coagem da massa de aipim numa bacia grande. Cubra a bacia com a água resultante da coagem da massa de aipim e deixe descansar por cerca de três horas para assentar a goma no fundo da bacia. Após esse período, basta escorrer a água da bacia delicadamente para que o mínimo possível de goma escorra junto com a água. Com uma colher grande, retire a goma da bacia e coloque sobre um pano limpo por cerca de vinte minutos a fim de que ela seque o suficiente para as próximas etapas. Após o período de secagem, rale a goma para que ela granule e, logo após, sesse na arupemba. Depois de sessada, a goma deve ir ao forno em temperatura mínima e entreaberto, numa forma forrada com papel manteiga para desidratar. Será necessário verificar de tempos em tempos o estado de desidratação da goma e a temperatura do forno. Quando a goma começar a formar beijús, desmanche esses beijús sempre que abrir o forno para formar a farinha, que deve ficar bem sequinha pra evitar o aparecimento de fungos durante o período de armazenamento.

 

Liquidifique o leite de coco junto com as passas brancas até que as passas fiquem bem dissolvidas no leite. Escolha um recipiente liso e, caso tenha a intenção de desenformar, unte o recipiente com óleo. Despeje o leite de coco no recipiente. Rale as maças do coco e adicione dentro do leite já no recipiente e acrescente aos poucos a farinha delicadamente até que obtenha a textura de um mingau. Após obter a textura ideal, cubra o recipiente com um pano limpo e deixe descansar por cerca de três horas e está pronto o cuscuz, se quiser desenforme. Use o coco ralado, parte de uma maçã de coco restante e a tâmara para enfeitar o prato.

MERIENDA CAOS COSMOS

Feito por: Silvia Patricia Goya

Turma: 2021.01

Prato Doce

 

Ingredientes

Chocolatada:

Coco germinado, lino germinado, (Colado ), Dátiles hidratados, canela en rama, cacao amargo nibs, curcuma, pimienta, banana.

 

Amornada Masas para torta o masas finas:

Masa essenia de trigo orgánico y sarraceno, otras masas de almendras germinadas, girasol sin cáscara germinado, sésamo germinado, mani germinado sin cáscara, pasas de uva, dátiles, miel, para más dulzor.

 

Cremasde Yaca:

Girasol germinado, miel, dátiles, rejuvelac de lino.

 

Crema de palta:

Miel, cacao amargo nibs, canela, limón.

 

Frutas para la decoración:

Yaca, uva, kiwi, mamon.

Modo de preparo:

Procesos vivos biogenicos involucrados Hidratación Activación Germinacion Fermentación Rejuvelac agua enzimática Deshidratado Amornado a 42 grados Marinado de frutas.

SALADA ARCO-ÍRIS COM BROTO E MAIONESE

PAVÊ VIVO DE ABACAXI COM COCO

Feito por: Simone Queiroga Brito Gonçalves

Turma: 2021.01

Prato Salgado e Prato Doce

 

Ingredientes

Para a Salada:

1 pimentão vermelho cortado em palitinhos, 2 cenouras em palitos, 1 tomatinho cortado em rodelas, 2 cenouras cortadas em palitinhos, 1 carambola em estrelinhas, brotos de girassol, 100g de mirtilo, 100g de repolho roxo em rodelas, 1 cebola roxa em rodelas.

 

Para a Maionese:

150g castanha de caju hidratadas por 6 horas, suco de 2 limões galegos, 1 pitada de sal, 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem, ½ molho de salsinha, um pouco de água filtrada (apenas o mínimo para conseguir bater a maionese no liquidificador).

 

Para o Pavê:

100g de amêndoas germinadas descascadas, 1-2 colheres sopa de mel cru, 1 abacaxi, 200g de castanha de caju hidratadas por 1 hora, 1 coco seco germinado ralado ou batido no liquidificador, ½ xícara de uva passa branca (opcional), abacaxi, morango e hortelã para decorar.

Modo de preparo

Salada:

Montar os palitinhos de legumes em uma travessa, seguindo a sequência de cores do arco-íris: pimentão vermelho/tomatinho, cenoura, carambola, brotos de girassol, mirtilo, cebola roxa, repolho roxo.

 

Colocar no centro o potinho de maionese de castanhas.

Maionese:

Bater no liquidificador todos os ingredientes, lembrando de adicionar a água aos poucos (apenas o mínimo para conseguir bater a maionese no liquidificador).

 

Pavê

Desidratação do abacaxi:

Cortar o abacaxi inteiro em cubinhos, removendo o miolo. Desidratar ½ da fruta a 42°C / 12 horas.

Manter a segunda metade in natura.

 

Creme de Amêndoas:

Bater as amêndoas no liquidificador ou no processador até a obtenção de um creme. Adicionar ao creme 1-2 colheres de mel cru e bater novamente.

 

Creme de castanhas de caju:

Escorrer a água em que as castanhas de caju ficaram previamente hidratando (por até 1 hora) e dar uma última lavada.

Preparar um suco de abacaxi com a metade da fruta que foi mantida in natura. Coar no voal e hidratar as castanhas de caju nesse suco de 4 à 6h. Após esse tempo, bater as castanhas no liquidificador, em princípio, sem o suco. Adicionar, aos poucos, uma quantidade mínima desse mesmo suco (onde as castanhas ficaram de molho) apenas para que seja possível conseguir bater o creme. Se necessário, fica a critério de cada um, a adição ou não de passa branca (a esse creme) e bater novamente.

 

Montagem:

Em uma travessa, arrumar as frutas e os cremes da seguinte forma:

1ª camada: creme de amêndoas;

2ª camada: abacaxi em cubinhos desidratado;

3ª camada: creme de castanha de caju;

4ª camada: coco seco germinado ralado;

Decorar com abacaxi, morango e hortelã.

ARROZ DE COUVE FLOR COM SEMENTES DE GERGELIM E LENTILHA GERMINADAS

Feito por: Valéria Matos Leitão de Medeiros

Turma: 2021.01

Prato Salgado

 

Ingredientes:

3 colheres de sopa de sementes de gergelim germinada, 1 xícara de sementes de lentilha germinada, 2 molhos de couve flor triturada no multiprocessador, ½ cebola, 1 dente de alho, 5 colheres de azeite extra virgem, 2 colheres de sopa de shoyu, 1 pitada de sal, ½ limão (se preferir algumas gotas para finalizar o prato), ½ tomate (variação do arroz), ½ cenoura, pimenta biquinho, jiló, manjericão e salsinha à gosto para finalização do prato.

Modo de preparo:

Rale a cebola e o alho e deixe reservada. Rale a cenoura, corte a salsinha, reserve a pimenta biquinho e o manjericão. Se preferir pode cortar tomate para fazer a variação do prato.

 

Marine: Faça a marinação do couve flor com a cebola, alho e sal. Posteriormente misture o gergelim ao couve misture delicadamente em seguida acrescente o azeite .

 

No caso da variação: misture o couve-flor com a tomate e a lentilha com a salsinha, jiló e os demais ingredientes a gosto para finalização do prato.

Tempere a lentilha germinada com shoyu, tempere a cenoura com limão e sal e ao seu gosto acrescente manjericão, pimenta biquinho e salsinha.

 

Monte o prato com o arroz de couve e gergelim germinado ao centro e a lentilha germinada com a cenoura e os demais ingredientes ao seu gosto acompanhando o arroz de couve flor.

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde