Curso de Alimentação Viva e Agroecologia
na Promoção da Saúde
Nos últimos anos a mudança de hábitos de vida vem sendo procurada por um número crescente de pessoas desejosas de uma vida com qualidade. Existe hoje uma consciência maior sobre a necessidade de algumas transformações no nosso cotidiano. No campo da saúde pública, a Promoção da Saúde vem sendo marcada por ações que favoreçam a apropriação da saúde por diversos caminhos. Entre eles estão aqueles voltados para o incentivo às práticas de atividade física e ao resgate de saberes ancestrais, a partir da reorientação de hábitos alimentares. No Terrapia temos como foco a ALIMENTAÇÃO VIVA, que é baseada nas sementes germinadas e brotos além do consumo de vegetais crus, acrescentadas de uma ampla reflexão sobre estilo de vida e envolvimento com os cuidados ambientais, na perspectiva da AGROECOLOGIA, entendendo o ser humano como integrante da rede da vida.
O Terrapia, projeto social da ENSP/Fiocruz e Programa Fiocruz Saudável, organiza cursos com o envolvimento dos colaboradores. O curso é gratuito, porém participativo/interativo, onde os participantes se responsabilizam pelos ingredientes utilizados nas atividades.
Objetivo: Promover o desenvolvimento de habilidades práticas da Alimentação Viva e impulsionar o debate sobre reflexões teóricas da Agroecologia. Além de fomentar práticas naturais de cuidados com a saúde corporal e ambiental.
Público: Pessoas interessadas em mudanças de hábitos de vida, principalmente os alimentares, e na temática da agroecologia. Nenhuma escolaridade é exigida.
Período: a definir
Vagas: 80
Dias: 5as. feiras das 08:00 às 14:30h
Inscrições: Os primeiros 80 inscritos serão os selecionados.
Divulgação dos selecionados: a definir
ATENÇÃO: O formulário é uma pré-inscrição, a inscrição será confirmada com a presença do participante no primeiro dia do curso. Neste dia é necessário levar 2 maçãs.
Programa:
07:30h – Coleta de plantas alimentícias não convencionais da horta (opcional)
08:30h – Preparo do suco de clorofila em grupo
10h – Conversas teóricas
11h - Observação da germinação das sementes e tarefas de casa
12h – Oficina de culinária viva com preparo do almoço coletivo
13h30min – Confraternização na roda do “Tembiu porã” (*) e almoço
14h – Harmonização do espaço, arrumando o material utilizado
14:30h – Encerramento do dia
(*) “Alimento bonito” em Guarani
Freqüência e Avaliação para os certificados: Através do cumprimento das tarefas de casa, entrega do relato por escrito, 70% de presença no curso e participação na prova saborosa, trazendo um prato vivo na formatura.
Informações: no local, de 3ª a 6ªf (horário comercial), ou pelo tel. 2598 2659, email terrapia.ensp@fiocruz.br e site www.terrapia.com.br
Endereço: Fiocruz-RJ – entrada pela Rua Leopoldo Bulhões, 1480 (em frente à estação ferroviária de Manguinhos), Rio de Janeiro, ou pela Av. Brasil, 4365 – na altura da Passarela 6 – O Terrapia fica em frente ao Canal Saúde.