Gergelim

Sesamum arientale L. | Inglês: Sesame

FAMILIA: Padaliáceas

ORIGEM: Amplamente cultivado nos países do Oriente Médio e na Índia de onde é originário, porém atualmente a sua cultura estende-se a outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos.

HISTÓRIA: É uma das plantas mais antigas, cultivadas há 5500 anos. Na mitologia hindu é o símbolo da imortalidade e entre os Assírius,  os deuses através do gergelim, obtinham a força para a criação do mundo! Nos contos árabes das 1001 noites a porta mágica se abre com “Abre-te sésamo!”. Estas associações remetem à força e também a alegria da semente. Um dos nomes que recebe na Espanha é exatamente Alegria! A planta é linda! Atingem até 2 m de altura, folhas grandes e largas. Das flores nascem os frutos sob a forma de cápsulas onde ficam guardadas as sementes em cor castanha, embora também existam brancas, vermelhas ou pretas, segundo as variedades.

CURIOSIDADES: Dizem que a planta espanta formigas se forem plantadas próximo as hortas devido ao paladar amargo de suas folhas. Ainda não testei! São conhecidas como condimento e alimento requintado e energético. O óleo de gergelim não estraga, não fica rançoso e consegue estabilizar outros óleos, por isso são de alto valor comercial.

COMPRAS: No comércio existem 3 tipos: gergelim natural, preto e branco descascado. Esta última não germina mais porque foi aquecida durante o processo de descascar. Escolha as duas primeiras.

GERMINAÇÃO: A germinação das sementes no ar é fácil e, nos meses quentes, crescem em menos de 24 horas. Dias muito frios em 48horas.O momento para consumo é imediatamente ao crescimento do narizinho (foto), pois se passar deste ponto ficam muito amargas!

DICAS: As receitas são sempre deliciosas sejam acompanhando saladas ou frutas!

LEITE DE GERGELIM COM LIMÃO E MANGA
Ingredientes:
1 xícara de gergelim germinado
1 manga grande picada
1 limão com casca e sem sementes
1 copo de água
Preparo:
No liquidificador processe até formar uma bebida fina.
Delicioooso!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA