Lentilha

Lens esculenta | Inglês: Lentil

FAMILIA: Faboideae

ORIGEM: A Lentilha vem de outro lado do planeta! Originária do Oriente é uma das plantas cultivadas mais antigas (9500 a.C).

HISTÓRIA: Muito conhecida pelos egípcios, persas e depois foram cultivadas pelos romanos na Europa. Citada no antigo Testamento apresenta várias cores, formas e sabores diferentes (marrom, amarela, preta, verde e rosa/laranjada). A Lentilha cresce de 20 a 50 centímetros de altura, é uma planta originária de clima temperado quente e tolerante à seca . É cultivada em todas as regiões agrícolas do planeta e, entre os plantadores, as sementes simbolizam a fertilidade e as oportunidades que aparecerão durante o próximo ano. No Brasil, o cultivo ocorre nos estados da região sul e além de alimento humano serve também como adubo verde e alimento para animais.

CURIOSIDADES: Pelo seu formato foi associada a moedas e carrega o mito da “semente da fortuna” e está presente ainda hoje, em diversos rituais humanos. Segundo a Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas, obtendo assim a sorte de tornar-se um homem rico. Comer lentilha durante a ceia  de Natal e na passagem de ano é ainda um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que atraem boa sorte com dinheiro!

COMPRAS: Fácil de ser encontrada no comércio em geral. Como esperam muito tempo para nascer, em geral germinam mesmo passado o prazo de validade dos pacotes.

GERMINAÇÃO: A germinação no Ar é muito fácil. Pode também ser cultivada na terra para fazer brotos. Recomendamos aqueles que começam na alimentação viva, iniciem germinando a Lentilha. Não tem erro!

DICAS: As preparações culinárias com a lentilha também são todas deliciosas, sejam nos sucos, sopas, cremes, saladas ou misturadas com outras sementes.

LENTILHA COM MAÇÃ E AIPO
Ingredientes:
1 xícara de lentilha germinada e descascada
1 xícara de maçã picada em cubos
1 xícara de aipo picadinho
1 xícara de abacate em cubos
Tempere com limão, missô e cebolinha

Decore com flores de Maria sem-vergonha!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA