Linhaça

Linum usitatissimum | Inglês: Linseed

FAMILIA: Linaceae

ORIGEM: Existem indícios de sua utilização desde 5.000 a.C. na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente para as Américas.

HISTÓRIA: A humanidade tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade e a evidência de seu valor como alimento além das propriedades medicinais é sempre referida. A semente de linhaça é originária da planta do linho que é cultivada principalmente pelo uso de sua semente e de sua fibra, da qual se produz linho. Da semente extrai-se o óleo de linhaça, usado há séculos como verniz.

CURIOSIDADES: É uma semente que está em moda devido aos seus altos teores de ácidos graxos ômega 3 muito divulgado na midia. E que o uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e a redução do ritmo de envelhecimento celular. Além disso, é também muito conhecida como reguladora das funções intestinais. Você pode fazer a sua experiência e comprovar!

COMPRAS: São encontradas no comércio a semente de linhaça dourada e a marrom.Faça o teste da germinação antes de comprar em quantidades maiores. Nem sempre germinam, pois ficam em estoque nas lojas por muito tempo. Prefira os supermercados ou lojas de grande venda para ter acesso as sementes frescas.

GERMINAÇÃO: A semente de linhaça germinada produz uma goma durante o molho e por isso recomendamos sua germinação em peneiras que facilitem a limpeza. Há controvérsias sobre o consumo desta água gomosa. Preferimos não utilizar pelo fato do primeiro molho estar cheio de hormônios anti-crescimento que é liberado pela semente antes de iniciar seu crescimento.

As sementes de linhaça também podem ser cultivadas na terra e seu broto tenro é delicioso. Uma dica: coloque a semente seca bem espalhada na terra e depois faça a irrigação. Assim você evita que a goma liberada pela semente cole uma sobre a outra.

DICAS: Melhor utilizar moída nas preparações culinárias, em função de sua casca ser escorregadia, difícil de mastigar e digerir. Esta textura, no entanto, permite o desenvolvimento de preparações onde a consistência gelatinosa é necessária.

CREME DE MANGA COM LINHAÇA
Ingredientes:
2 colheres de sopa de linhaça germinada
1 manga grande
Gotas de limão a gosto
Preparo:
Processe bem no liquidificador sem adição de água, até formar uma mousse fina.

Decore com morangos por cima!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA