Quinoa

Chenopodium quinoa | Inglês: Quinoa     
 
FAMILIA: Amaranthaceae
 
ORIGEM: A Quinoa ou Quinua é originária da região dos Andes, conhecida também como o "trigo dos incas". Vem sendo cultivada há oito mil anos, principalmente no Peru e na Bolívia, numa altitude de mais de 3.500 metros. 
 
HISTÓRIA: O nome "quinua" é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas que significa "Grano Madre" ou "Grano de Oro" onde era considerada uma planta sagrada. Essa semente pequena foi considerada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), um vegetal completo, por apresentar um "balanço nutricional" adequado ao humano. Tão propagandeada que a NASA a selecionou para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa distância. Talvez os incas soubessem disso e a veneravam como símbolo religioso!
Quando os espanhóis chegaram à região andina, introduziram a cultura da cevada e isso provocou o declínio da produção de quinua, acarretando influencias na cultura local. Com toda essa propaganda, a Bolívia, maior produtora e exportadora do cereal ampliaram o cultivo para atender às exigências do mercado e o governo hoje apóia os 20.000 pequenos produtores através da Associação Nacional de Produtores de Quinua. CURIOSIDADES: A quinua real que conhecemos no comércio é só uma das duas mil variedades. Continua sendo uma planta de cultivo basicamente artesanal, portanto aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares. A cultura da quinua é considerada mais do que uma atividade agrícola, mas também um estilo de vida, uma mistura de técnicas e tradições do passado pré-colombiano, que ainda vive entre os camponeses andinos e tem por base uma produção ecologicamente correta.
Segundo a reportagem de Eduardo Spohr, a patente da quinua é um exemplo típico de biopirataria, segundo o diretor executivo da Fundação Internacional do Avanço Rural (RAFI), uma ONG Canadense, que se levanta em favor dos camponeses. Ao registrar a patente, os americanos se apropriaram do conhecimento e dos recursos genéticos que pertencem aos povos indígenas dos Andes.Agora possuem o direito de proibir as importações de quinua para os Estados Unidos, se essas plantas forem produzidas segundo a sua tecnologia patenteada. Indignados, os agricultores bolivianos alegam que a atitude ameaça a segurança alimentar dos povos andinos e constitui uma violação aos direitos humanos.
 
COMPRAS: De grande resistência, a planta pode crescer em zonas áridas e só é colhida uma vez por ano, por isso tem preço alto no mercado. Com o exemplo da biopirataria, mais uma vez podemos verificar a importância da escolha de alimentos influenciando políticas, além da saúde e ambiente. Comprar quinua beneficia a quem? Nosso mercado oferece a semente branca, vermelha e preta. Atenção para comprar as sementes inteiras e não as farinhas! 
 
GERMINAÇÃO: Muito rápidas, germinam em 4 horas dentro de água! Porém ficam macias entre 8 e 12 h no Ar. 
 
DICAS: Melhor consumir trituradas, segundo o Instituto Ann Wigmore. 
 
MAIONESE DE QUINOA GERMINADA
Ingredientes:
1 xícara de quinua germinada
1abacate
1 pimentão vermelho
1 cenoura
Sal marinho, limão,alho,pimenta dedo-de-moça,
cebola roxa, salsa e cebolinha 
Preparo:
Processar no liquidificador abacate, suco do limão, sal, alho, pimenta e a quinua com pouca água.
Acrescentar cenoura ralada, cebola, pimentão, salsa ,cebolinha picados.
Acompanha salada verde.
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA