top of page

Oficina Telhado verde 
TECNOLOGIAS SOCIAIS PROMOTORAS DE SAÚDE PARA TERRITÓRIOS DE FAVELA

Edital em PDF aqui

O Projeto Terrapia, alocado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e apoiado pelo Programa Fiocruz Saudável, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), torna público por meio deste instrumento de divulgação o cronograma e as normas do processo de seleção para preenchimento das vagas de participantes da “Oficina de Telhado Verde”.

1. OBJETIVO

A oficina visa socializar técnicas construtivas de telhados verdes e dialogar com moradores de favelas com atuação comunitária sobre os benefícios e meios de implantação da tecnologia. Assim, espera-se que a atividade contribua com a construção de ambientes saudáveis em favelas, ao oferecer possíveis soluções para amenizar os efeitos das ilhas de calor urbana que hoje em dia acometem estes territórios.

2. PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO

2.1. Trabalhadores da FIOCRUZ ou que trabalham em outros setores do Sistema Único de Saúde (SUS) com relação com a temática da oficina.

2.2. Membros da sociedade civil organizada, moradores de favela, que possuem atuação com tema de forma territorializada em seus territórios e com possibilidade de multiplicar a experiência;


3. DESCRIÇÃO

A partir de uma abordagem introdutória sobre os efeitos positivos na saúde das pessoas e dos territórios que os telhados verdes trazem, será realizado conjuntamente entre os participantes a montagem da estrutura do telhado verde do banheiro seco do Terrapia. A técnica usada é possível de ser replicada em telhados de qualquer tipo com materiais de fácil acesso.

3.1 Temas abordados na oficina: Técnicas de construção de telhado verde e seus efeitos sobre a saúde das pessoas e do ambiente.

3.2. Oficineiro: Luis Cassiano: ativista cultural e educador ambiental. Morador do Arará, em Benfica, é uma referência em criar telhados verdes em favelas e ações sustentáveis pela periferia. Criador do projeto Teto Verde Favela, ideia surgida há 12 anos com o objetivo de transformar as favelas em comunidades mais verdes e sustentáveis. Para isso, propõe a multiplicação de telhados verdes e jardins comestíveis nas casas das comunidades para atenuar o calor, proporcionando um ambiente mais fresco e agradável para os moradores.

3.3 Horário e local: A oficina acontecerá dia 23 de setembro, sábado, de 8:00 às 12:00, na horta do Terrapia. Endereço: Horta do Terrapia. Av. Brasil, 4635 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21041-210 Referência: Em frente ao Canal Saúde e próximo ao Horto do campus.


4. VAGAS

4.1. Serão ofertadas 20 (vinte) vagas.

4.2. 50% das vagas (10) serão ofertadas aos trabalhadores da Fiocruz (servidor público, terceirizado, estudante, bolsista) que serão selecionados de acordo com critérios listados no item 2 deste edital.

4.3. 50% das vagas (10) restantes serão ofertadas ao público externo que será selecionado de acordo com critérios listados no item 2 deste edital.


5. CRONOGRAMA 

11 a 15/09: Período de inscrição, realizado pelo seguinte link: CLIQUE AQUI

20/09: Divulgação do resultado de seleção no site e redes sociais do Projeto Terrapia: https://www.terrapia.com.br/

6. SELEÇÃO E RESULTADO

6.1. O processo de seleção será realizado pelo grupo gestor do Projeto Terrapia, em diálogos com a equipe do Serviço de Gestão da Sustentabilidade (SGS) da ENSP e com a equipe da Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz. Consistirá na avaliação da Carta de Intenção, bem como na análise do Formulário de Inscrição tendo em vista as atribuições listadas no item 2 deste edital.

6.2. Dia 20 de setembro será divulgada a lista com os nomes das pessoas selecionadas no site do Projeto Terrapia, conforme item 6 deste edital. A equipe organizadora não entrará em contato com participantes não selecionados.


7. CERTIFICAÇÃO

Será emitida uma Declaração de Participação, a ser enviada virtualmente aos participantes após a conclusão da oficina.

8. CASO TENHA DIFICULDADE NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO, ENTRE EM CONTATO COM O E-MAIL terrapia@ensp.fiocruz.br

bottom of page