Aveia

Avena Sativa | Inglês: Oat    

FAMILIA: Gramineae

ORIGEM: Originária do Norte da Europa

HISTÓRIA: A aveia vem sendo cultivada desde 2000 a.C. Este grão de cereal vem sendo usado como alimento para humanos e animais e, teve seu cultivo aumentado por ocasião do uso de cavalos como animais de trabalho. São várias espécies na natureza, (vermelha, preta e branca) mas a aveia branca é a mais cultivada para pastagens, forragem e alimento humano. A maior parte, no entanto, é para alimentação animal, principalmente no Brasil.

CURIOSIDADES: Conhecida como um alimento rico, encontramos no comércio sob a forma de sementes com casca, sementes descascados e flocos de sementes laminadas (cozidos durante o processo). As sementes que encontramos no comercio brasileiro ao serem descascadas, uma grande parte perde o “germe”, isto é, a parte da semente que carrega o embrião.Trata-se de uma conseqüência do processo descuidado de descascar. Assim, possuem baixo índice de germinação. No comercio europeu e norte-americano é possível adquiri-las com ótimo índice de germinação. A aveia faz parte da nossa lista de sementes que estamos solicitando aos comerciantes brasileiros uma melhor qualidade.

COMPRAS: Procure nas seções de alimentos para pássaros a semente em grão com casca para usar nos sucos coados ou descascada para a preparação de outros pratos. As sementes devem estar inteiras e não quebradas, claras e sem pó.

GERMINAÇÃO: As sementes com casca serão germinadas no Ar e as descascadas, devido à ausência do germe, utilizamos o processo de germinação na Água. O tempo de permanência na água é aquele suficiente para torná-la macia e “desencadear” o potencial de germinação, em geral de 12 à 24h.Lave bem o vidro, coloque a sementes com filó e elástico.Lave bem as sementes e depois coloque de molho na água filtrada . Esta semente não será lavada depois. Pode consumir acompanhada da água de imersão.

DICAS:
      As receitas são todas deliciosas e como seu aspecto é semelhante ao arroz, atende ao paladar afetivo em dietas de transição alimentar.

RISOTO DE AVEIA COM REPOLHO
Ingredientes:
1 xícara aveia germinada
Gengibre e cúrcuma ralados a gosto.
2 xícaras de repolho rasgado marinado com as mãos
1 tomate e ½ cebola picados.
Missô, gotas de limão e óleo de coco prensado a frio (colocar depois de amornar)
Preparo:
Amorne com as mãos dentro da panela e acompanhe com salada verde com brotos!

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA