top of page
Feijão Azuki
Phaeseolus angularis | Inglês: Adzuki bean
FAMILIA: Leguminosae - Fabaceae
ORIGEM: Oriente.
HISTÓRIA: Há milhares e anos (9.000), o feijão AZUKI vem sendo cultivado no Japão, Coréia, Manchúria e China. É conhecido no Japão como uma delicatesse, eles produzem brotos ou farinhas finas. Plantas de baixa produtividade no cultivo, por isso é comercializado mais caro. O Azuki é um feijão pequeno e vermelho com o hilo branco alongado que foi introduzido no Brasil pelos imigrantes no início do século XX. Nosso hábito brasileiro de consumir feijão, encontra nesta semente uma forma de continuar com as receitas tão apreciadas, atendendo nosso paladar afetivo e cultural!
CURIOSIDADES: Na Grécia, o feijão Azuki participou das festas mensais do FEIJÃO e no Egito antigo se pensava que, após a morte, a alma humana se transformava em feijão.Por esta razão os sacerdotes não podiam comê-los. Os feijões eram dedicados aos mortos inclusive durante o funeral, quando os enterravam junto com as sementes.
COMPRAS: Aprendemos recentemente que existem duas espécies sendo comercializadas: o feijão longo e fino e outro mais arredondado. A dica para diferenciar do feijão vermelho é o “olho” (hilo) branco! Em caso de dúvidas procure comprar as sementes embaladas com rótulo escrito feijão azuki.
GERMINAÇÃO: Germinam no AR e como uma mágica modificam completamente sua forma depois que ingerem água! As sementes que não absorvem água permanecem na forma original, duras e precisam ser separadas para não machucar nossos dentes.
DICAS: Além das receitas salgadas, assim como os japoneses, utilizamos também para a preparação de doces com frutas.
*Uma preparação que todos que nos visitam gostam muito:
FAROFA DE FEIJÃO TROPEIRO
Ingredientes:
1 xícara de feijão azuki germinado escolhido previmente
Cebola, tomate, pimentão, salsa, cebolinha, coentro bem picados,
Sal marinho e limão.
1 xícara de farinha de mandioca desidratada no sol (veja receita no site).
Preparo:
Misture os ingredientes e coloque azeite a gosto.
Muito bom!
Capítulo 4: Conhecendo as Sementes
bottom of page