Grão de Bico

Cicer arietinum | Inglês: chickpea ou garbanzo

FAMILIA: Fabaceae 

ORIGEM: Originária da Turquia, achados arqueológicos mostram ser proveniente de 6790 aC e muito cedo domesticada pelos homens.

HISTÓRIA: As histórias em torno desta semente são derivadas da força e do poder delas. Estão sob o domínio de Vênus e tem inúmeros usos medicinais, inclusive aumentando a fertilidade e o leite materno. O nome Cícero é proveniente de cicer, a planta (em italiano é conhecida por cícer). Existem espécies nas cores amarela, marrom, preta e vermelha.As vagens contem 1 a 2 sementes, apenas. Não se tem referência sobre a planta em estado selvagem. Inúmeras cultivares foram desenvolvidas, mas a mais comum é a de cor amarela pálida, mas existem as de cor preta e vermelha, pouco cultivada nos tempos atuais. As sementes cultivadas na Ásia são menores e de cor escura.

CURIOSIDADES: O grão-de-bico é uma planta bastante difundida em várias partes do mundo, sendo as sementes consumidas cruas quando imaturas e macias, germinadas ou as folhas em saladas, especialmente na Índia e em paises de língua espanica, apreciadas tanto em receitas doces quanto salgadas.

COMPRAS: Encontramos no comércio as sementes pequenas e grandes. As maiores , depois de germinadas ficam mais fáceis de descascar. Retiramos a pele antes de prepará-los, pois elas naturalmente são descartadas pela semente ao germinar. Sem vida e com alto teor de celulose, nosso organismo não a digere.

GERMINAÇÃO: Facilmente germinadas no ar, em 24h já exibem o rebento. Nos dias quentes é melhor lavar mais vezes com bastante água.

DICAS: Os experimentos em geral são deliciosos! Sejam sozinhas ou misturadas! Consumidas sem tempero, lembram o sabor das nozes.

“HÚMMUS” com grão de bico germinado
Ingredientes:
1 xícara de grão de bico
Alho, sal, limão, e hortelã.
Praparo:
Processe no liquidificador até formar uma pasta.

Reserve algumas folhas de hortelã para colocar na decoração e regue com azeite extra-virgem. Fica com ótimo paladar!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA