Noz da Europa

Juglans regia L. | Inglês :walnut or Persian walnut

FAMíLIA: Juglandáceas

ORIGEM: A planta que produz a noz designada nogueira é originária da Índia, Pérsia e oeste europeu. Crescem na forma selvagem ainda hoje na China e no Himalaia.
 
HISTÓRIA: Foram os Romanos que a introduziram na Europa! Introduzida nas Américas na região do Chile até a Califórnia somente no ano de 1867. A planta suporta temperaturas de -27º C, mas ficam prejudicadas a temperaturas de 38º C. Desenvolve uma árvore alta, esbelta e copada, largamente cultivada entre 1000 e 3000m de altitude e apresenta diversas variedades cultivadas. Cresce bem em solos ricos em matéria orgânica e na beira dos rios, aclimatada em algumas regiões do Brasil.

 CURIOSIDADES: Atualmente são muitas as “cultivares” desenvolvidas pela tecnologia genética, exatamente para aclimatá-las a outros ambientes... e lá vai a biodiversidade e a informação que carregam há milhares de anos!
Além de alimento, as nozes são conhecidas também pelas propriedades medicinais.

COMPRAS: Como são colhidas entre setembro e novembro, na época do natal estamos recebendo nozes frescas e saborosas. Ainda assim é interessante que peçam para o vendedor abrir a noz para verificar as condições da semente.

GERMINAÇÃO: A germinação das nozes depende de vários fatores:época da colheita das sementes, a temperatura ambiente e o modo como foram guardadas. Observem se estão mofadas ou com cheiro.
Usamos o processo da germinação na ÁGUA.
Colocamos a semente com casca dentro de água por 3 a 4 dias, trocando a água uma vez ao dia. Depois, quebramos a casca com o quebrador de nozes e observamos se foi o suficiente para hidratar e modificar o paladar da semente. Esta é a nossa referência: mudança do paladar, que fica menos oleosa e mais suave.
Durante a produção doméstica não conseguimos ver o pólo germinativo da semente crescendo, pois esta semente também leva 1 ano para germinar na natureza!.
Caso você compre a semente já descascada e partida, coloque-as na água por 12 horas e pronto!
 
DICAS: Os experimentos são todos deliciosos! Uma sugestão:

DOCE DE BANANA
Ingredientes:
1 xícara de nozes germinadas
4 bananas
Canela e gotas de limão
Preparo:
Processe tudo no liquidificador e enfeite com fatias de mamão.

Muito bommmmm!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA