Trigo Sarraceno

Fagopyrum esculentum | Inglês: buckwheat
 
FAMILIA:
 
ORIGEM: A origem da semente não é muito clara. Existem alguns indícios de que a espécie selvagem ancestral provém da China.
 
HISTÓRIA: O trigo sarraceno também conhecido como mourisco, trigo preto ou trigo mouro embora não pertença a família do trigo é utilizado como se fosse, pois as sementes parecem com a dos cereais. São conhecidas como Kacha, alimento popular da alimentação na Rússia e no Oriente Médio e mais uma semente considerada “rainha da proteína vegetal”, ”o cereal mais energético”, “ideal no inverno” entre outras aspas. São também chamados de trigo dos turcos, o que mostra a confusão da origem.
 
CURIOSIDADES: A planta foi domesticada e cultivada inicialmente no sudeste da Ásia, possivelmente em torno de 6000 AC. Depois se espalhou pela Europa, Ásia Central e Tibet no século XV. Entretanto se trata de uma semente que está em queda de produção e de consumo, pois é pouco conhecida. Em alguns estados nos EUA acontece anualmente o “Festival do Trigo Sarraceno” com grande festa por ocasião da colheita, onde é bastante valorizado. Interessante é que se trata de uma semente que é pouco tratada, mesmo em grandes plantações, devido a sua alta resistência às doenças. Sua forma lembra uma pequena pirâmide e seu sabor é muito intenso.
 
COMPRAS: Encontramos no comércio brasileiro o trigo descascado bastante quebrado e impróprio para germinação.No sul do país está sendo cultivado e ocasionalmente encontramos com a casca preta. Nos EUA e Europa conseguimos comprá-lo inteiro e germinam com muita facilidade.Assim como a cevadinha, utilizamos o trigo quebrado, hidratado para desencadear o potencial germinativo das sementes que ainda permanecem inteiras.
 
GERMINAÇÃO: Colocamos na água apenas 1 hora para "despertar" pela hidratação e em seguida, deixa-se no ar por 12 a 24 horas (ou até sair o "narizinho), lavando 2 vezes ao dia). A semente solta um muco espesso, mesmo depois de bem lavada, o que favorece o preparo de algumas receitas, especialmente sopas. O paladar é bem especial para acompanhar saladas, sanduíches, sopas e até farofas!
 
SOPA DE TRIGO SARRACENO COM ALHO PORÓ
Ingredientes:
1 xícara de trigo sarraceno processado no liquidificador
1 xícara de alho porro picado
1½ xícaras de água
Preparo:
Coloque para amornar e acrescente a água aos poucos para que fique na consistência de uma sopa creme. Depois de amornado acrescente:Missô, gotas de limão, ½ xícara de tomate picadinho e azeite.
Muito bom no inverno!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA