Colza

Brassica napus L.
 
FAMÍLIA: Brassicaceae
 
ORIGEM: A colza é uma planta desenvolvida do cruzamento espontâneo entre uma couve comum e uma couve rábano. A origem deste híbrido não é ainda bem conhecida, possivelmente na região mediterrânea.
 
HISTÓRIA: Apesar das folhas serem comestíveis, foram as sementes que se tornaram mais populares. Conhecida também como planta melífera, para cobertura de solo no inverno, alimento animal e como forrageira. Na alimentação humana a Colza é conhecida pela presença de óleos essenciais com características medicinais e seu consumo in natura é desaconselhável em função da presença do "ácido erúcico" no período de dormência da semente, que é tóxico. Por isso, na alimentação viva é sugerido que seja somente consumida sob a forma de brotos (com duas folhas),pois o processo de germinação modifica a estrutura química da semente, desaparecendo sua toxicidade. Paladar semelhante ao de brócolis, os brotos são especialmente conhecidos na culinária asiática, espanhola, portuguesa, francesa e muito apreciado entre os consumidores da alimentação viva. Os principais produtores atualmente são: União européia, Canadá,  Estados Unidos,Austrália,  China e Índia. Na Índia se constitui a terceira cultura do país. Na Europa a colza é cultivada especialmente para a alimentação animal e os pecuaristas evitam a importação de produtos geneticamente modificados (Canola).
 
CURIOSIDADES: Canola é resultado da Colza modificada geneticamente através de que chamam de "melhoramento genético". Esta semente foi selecionada especialmente para produção do óleo para consumo humano. Trata-se de uma variação da planta produzida no Canadá nos anos 70 e o nome provém de: "Canadian oil, low acid", que quer dizer "azeite canadense de baixo teor ácido". É uma cultura em expansão no planeta, pois além da produção de óleo comestível serve também como combustível, uma alternativa de baixo impacto ambiental, que quando adicionado à gasolina, reduz a emissão de gases.A Canola hoje concorre com a Soja como uma cultura rentável e, como todas as OGMs (organismos geneticamente modificados), acompanha todo o "pacote" de fertilizantes para seu cultivo. Estão ganhando cada vez mais popularidade entre os produtores, inclusive no Brasil.O óleo de Canola, com grande propaganda, ganhou o mercado alimentício embora nem todos os pesquisadores estejam seguros se essa modificação genética traz realmente benefícios. Um engenheiro agrônomo colaborador, enviou uma mensagem garantindo que a Canola transgênica só está sendo comercializada nos EUA e Canadá. E que no Brasil podemos encontrar a semente de canola  não transgênica no comércio. Será que a semente que compramos nas lojas de pássaros é de verdade a Colza ou Canola?
 
COMPRAS: Encontramos para a venda em lojas de sementes para pássaros. A semente precisa estar com bom índice de germinação para produzir bons brotos. Faça o teste antes de comprar em quantidades maiores. Os passarinheiros dão boas dicas de onde comprar, pois os passarinhos também preferem as sementes frescas.
 
GERMINAÇÃO: Podem ser cultivados no Ar ou na Terra.Coloque duas colheres (sopa) de sementes num vidro de 1k, pois crescem bastante e depois siga os passos da produção de brotos no Ar (veja em Como Germinar). A colheita tem o momento certo para consumo, pois passada do tempo morrem e ficam "meladas" (entram em fermentação). Observe que estejam com as folhas bem verdes e com as raízes bem claras!
 
SALADA DE BROTO DE COLZA
Ingredientes:
1 xícara de brotos de colza
1 maçã cortada em pedaços pequenos
1 pepino cortado em rodelas
1/4 cebola pequena ralada
1 pimentão colorido cortado em tiras finas
Limão , azeite e shoyu ou sal marinho
Preparo:
Juntar os ingredientes, acrescentar os temperos e decorar com os brotos e o pimentão colorido.
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA