Painço ou Milho Alvo

Panicum miliaceum | Inglês: Millet
 
FAMILIA: Poaceae
 
ORIGEM: O Painço é originário da China. Considerada uma semente muito importante como alimento humano, vem sendo cultivada desde 7000 aC  e todo um sistema agrícola foi desenvolvido, desde a plantação, colheita e armazenamento.
 
HISTÓRIA: Na Índia a farinha de Painço também é conhecida há milênios. A semente se espalhou e passou a ser um importante cultivo na agricultura da Coréia e Japão. Cultivado atualmente em várias regiões do planeta o Painço está presente na alimentação diária nos países asiáticos. No Brasil ela é conhecida entre os passarinheiros como um alimento especial para pássaros, pois fortalece a penugem e o bico. No entanto, antes do arroz, o Painço descascado era consumido mesmo na Europa. Na dieta macrobiótica é bastante conhecido como uma semente especial, onde afirmam que mesmo cozida , permanece alcalina.
 
CURIOSIDADES: Painço na verdade é um nome que se dá a um grupo de sementes produzidas por diversas plantas. Os tipos mais conhecidos são os painços verdadeiros que, em muitas regiões, são chamados de milho alvo ou millet. Dentre esses, os mais utilizados são os popularmente denominados de Bolinha, Chatinho e Verde. Existe também outra planta que produz uma semente semelhante ao dos painços verdadeiros, conhecida como painço português, moha ou milho miúdo, conforme a região.
 
COMPRAS: No comércio pode ser encontrado em diversas cores: vermelho, amarelo, preto, verde e bege. O bege ou natural é o de maior consumo, por isso as sementes estão mais frescas e germinam bem.
 
GERMINAÇÃO: Pode ser germinado no Ar ou como brotos na Terra. No ar demoram entre 3 e 5 dias para germinar e na terra um pouco mais, dependendo da estação do ano e temperatura.
 
DICAS: Por apresentar a casca dura e os brotos fibrosos, usamos preferencialmente em sucos coados.       
 
SUCO com painço germinado ou broto de terra
Ingredientes:
½ xícara de painço germinado ou 1 maço grosso de grama de painço na terra
2 maçãs (média)
1 fatia grossa de inhame
1/2 xícara de abóbora em pedaços (com casca)
½ limão (com casca)
Preparo:
Coloque no liquidificador apenas a maçã para iniciar o processo. Depois, vá adicionando aos poucos os outros ingredientes. No final coe no coador de voal. É surpreendentemente bom!!! Experimente!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA