Trigo Comum

Triticum ssp. | Inglês: Wheat  
 
FAMILIA: Poaceae
 
 
ORIGEM: A semente de Trigo é originária da antiga Mesopotâmia. Seu cultivo é originário da Síria,Jordânia, Turquia e Iraque.
 
HISTÓRIA: Há cerca de 8.000 anos atrás ocorreu uma mutação ou hibridização natural, resultandoem uma planta com sementes grandes, que não podiam mais espalhar-se pelo vento. Supõe-secom  isso que esta planta não sobreviveria como silvestre mas poderia produzir mais comida paraos humanos e assim tornou-se o ancestral do atual trigo moderno.
Hoje  são cultivadas algumas espécies: Trigo Comum - (T. aestivum) que é a mais cultivada  e o Durum - (T. turgidum var. durum)largamente utilizada nos dias atuais, Kamut - (T. turgidum var. polonicum) ainda cultivada e especialmente apreciada nos países do Oriente médio, tem um grão maior que os outros. Einkorn -(T. monococcum) raramente cultivada Emmer - (T. turgidum var. dicoccum) ainda cultivada empequenos agricultores Spelt - (T. spelta), que encontramos ocasionalmente no comércio. Sementesde cultivo orgânico vem sendo produzidas no Rio Grande do Sul.
 
CURIOSIDADES: Grupos espalhados pelo mundo se empenham no cultivo das sementes “crioulas” que conservam a informação das culturas mais antigas. Nossos votos de que se espalhem e que cheguem ao comércio onde poderemos ter acesso!!!!! É lamentável que o trigo comercializado esteja com  modificações genéticas de tal ordem que vem adoecendo as pessoas pelo excesso de amido e glúten, que só interessa a indústria de farinha. Sugerimos que leia o livro Barriga de Trigo, escrito por William Davis. E não deixem de procurar as sementes de trigo original, como o KAMUT, EMMER e outros.
 
COMPRAS: Nas lojas de produtos naturais ou em supermercados, verifique ao comprar a data daembalagem para que tenha acesso a sementes mais frescas e com melhor índice de germinação.
 
GERMINAÇÃO: A semente é especialmente indicada para cultivar brotos de terra (grama de trigo).
 
DICAS DE PREPARO: Utilize a grama do trigo (broto na terra) no Suco de Clorofila! Se encontrar as sementes originais, desenvolva receitas para pães, pizzas etc.
 
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA