top of page

Quem somos

O Projeto Terrapia hoje é um espaço de referência em Alimentação Viva que desenvolve, através de práticas cotidianas, uma culinária brasileira sem cozinhar os alimentos e um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. Desenvolve ainda com autonomia o trabalho de receber e orientar novos integrantes, visitantes, estagiários, em Oficinas, Cursos e Vivências, participação em eventos, convênios e parcerias.

Histórico

 

           O Terrapia - Alimentação Viva na Promoção da Saúde, teve início em julho de 1997, como parte das ações de Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

            Tratou-se de um experimento desenvolvido no campus da FIOCRUZ na construção coletiva de uma horta e pomar com a participação dos usuários, com o objetivo de criar um ambiente saudável e desenvolver as ações de promoção da saúde. Desenvolvemos nossas atividades em espaço aberto debaixo das árvores, num ambiente de cultivo biológico com uma praça de alimentação e varanda para os dias de chuva.

           A organização dos espaços foi toda realizada com a participação dos usuários além da equipe da infraestrutura institucional. Com instalações simples, propomos a maior integração com o ambiente natural como forma de Promoção da Saúde, nas unidades de Atenção Primária à Saúde.

        Em 2015, o Terrapia passa integrar o Programa Fiocruz Saudável, desenvolvendo ações direcionadas para trabalhadores e estudantes do campus, e o de Cooperação Social, atuando no entorno de Maguinhos e nas outras unidades regionais onde a Fiocruz tem sede. E em 2022, o Terrapia passa a ser alocado na Sustentabilidades da ENSP/Fiocruz com apoio institucional do Programa Fiocruz Saudável. 

 

Como trabalhamos?

Oferecendo cursos livres e gratuitos de alimentação viva, agroecologia e bioconstrução semeando promoção da Saúde.

 

         Convidamos a todos, independente da escolaridade, a participarem oficinas, cursos e vivências sobre Alimentação Viva que envolvem a produção de sementes germinadas e brotos, preparo dos alimentos na culinária viva, além de conversas sobre hábitos de vida com compromisso ambiental. Estimulamos que cada um se torne seu próprio médico entendendo que a construção da saúde é sempre individual e que todos somos pesquisadores ativos de nosso próprio corpo. Além disso, as mudanças de hábitos alimentares e as práticas de autocuidado utilizando recursos naturais, sensibiliza o participante para os assuntos relacionados à ecologia, reafirmando a relação entre saúde e ambiente natural.

 

Material didático e Bazar Solidário

          Com o objetivo de facilitar o aprendizado e de gerar a auto-sustentabilidade do Terrapia, foi criado o Bazar Solidário. O material didático das apostilas e dos DVDs foi organizado com a participação de todos os participantes que deixaram suas contribuições. É disponibilizado sobre uma mesa onde você mesmo faz sua compra e deixa o “valor sugerido do material” na caixa de doação.

            No sistema da economia solidária, cada um pode participar desse empreendimento. Veja o que poderá encontrar nas dependências do Terrapia:

* Apostilas de receitas da alimentação viva

* Sementes, coadores e livros básicos

* Dvds:

         - "Seminários de Alimentação Viva no Terrapia";

         - ”Culinária Viva do Terrapia";

         - Palestra "Alimentação Viva" gravada na TV União Planetária Apresentação do projeto:

         "Alimentação Viva para todos - uma experiência no Rio de Janeiro".

Composição organizacional de pessoas

Colaboradores Voluntários:

​Todos os participantes que concluíram o curso de Alimentação Viva e realizam trabalho voluntário nas atividades do Projeto.

SAIBA +

Equipe Gestores:

Coordenadora Geral- Camila de Santis

Coordenadora Curso Alimentação Viva- Maria Teresa Machado

Assistente Curso Alimentação Viva- Bruno Cortez

Coordenador da Agroecologia- Thiago Alves

Assistente Agroecologia- Ana Beatriz Felizardo 

Participação em Eventos

          Organizamos e participamos de eventos dentro e fora da Fiocruz/RJ que envolvam a alimentação viva e cuidados ambientais de acordo com a disponibilidade dos voluntários. 

Eventos externos e comerciais entrar em contato conosco: terrapia.terrapia@gmail.com

        Integramos o grupo do Encontro Internacional Crudista, Vegetariano, Frugívoro e Prânico , os eventos da Sociedade Vegetariana Brasileira e participamos de Feiras Agroecológicas na cidade do Rio de Janeiro e Teresópolis, polo de produção vegetal.

Dias e horários funcionamento:

Terça à sexta das 8 às 15h.

     Apoio Institucional:

 

Fiocruz Saudável- FIOCRUZ

O Programa Fiocruz Saudável é um programa institucional que desenvolve ações de promoção da saúde dos trabalhadores e estudantes da Fiocruz e da população do entorno dos campus onde atuamos. A integração dos campos temáticos de intervenção da Saúde do Trabalhador, da Biossegurança e da Gestão Ambiental tem sido a estratégia para a sustentação do programa na Fiocruz.

 

 

logo Fiocruz saudavel.JPG

Colaboradores:

Projeto Bio Chip - Puc/RJ

Biochip é um grupo aberto de estudo, pesquisa e desenho, que investiga as cores e a recuperação das informações presentes nos modelos vivos: hortaliças, sementes e frutos. Conduzido por Ana Branco.

* http://anabranco.usuarios.rdc.puc-rio.br/

 

Associação Agroecológica de Teresópolis

Integramos o grupo oferecendo espaço no RJ para suas atividades de pesquisa e que nos recebe nos sitios produtores associados para visitas educativas das turmas de Formaçao de Educadores na Metodologia Terrapia, semestralmente.

* feiraagroecologicateresopolis.blogspot.com

Feira Agroecológica Sabores e Saberes Josué de Castro

Feira de produtos agroecológicos que acontece quinzenalmente no pátio da ENSP- FIOCRUZ/RJ. É um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre pequenos produtores rurais, pesquisadores acadêmicos e público interno e externo da Fiocruz.

Integramos a feira oferecendo informações sobre germinação de sementes, alimentação viva e suco de clorofila.

Associação de Permacultores da Mata Atlântica

Em parceria com a APEMA o Projeto está realizando em 2019 o Curso de bioconstrução envolvendo a construção de banheiro seco de duas câmaras com diversas técnicas como telhado verde leve para uso em telhas convencionais, captação de água da chuva, taipa de mão, reboco fino e grosso.

índice.jpg
logo apema.png
bottom of page