top of page
Cevadinha
Hordeum vulgare L. | Inglês: Barley
FAMILIA: Poaceae
ORIGEM: A primeira cevada apareceu no perÃodo PaleolÃtico e a domesticação, também precoce, no NeolÃtico, na SÃria.
HISTÓRIA: A cevada domesticada é descendente da forma original selvagem (Hordeum spontaneum) Junto com o trigo, foi um dos primeiros grãos domesticados. Foi semente sÃmbolo do antigo Egito. De acordo com a bÃblia, a cevada foi um dos "sete grãos que fertilizaram a Terra prometida de Cannaã".
CURIOSIDADES: De todas as gramas (brotos), a cevada é provavelmente a mais estudada, especialmente no Japão. Pesquisadores examinaram mais de 150 diferentes variedades durante um perÃodo de 13 anos.
COMPRAS: Quando ainda mantém a casca, é considerada grão integral, porémno Brasil não encontramos a cevada integral no comércio de alimentos, restando a cevada perolada ou cevadinha, que é descascada e sem o germe.
GERMINAÇÃO: Quando encontramos o grão integral, a germinação no Ar é como a do trigo ou centeio. Em 24 a 36 h estão prontas para o consumo. Podem ser cultivadas também na terra como grama para suco.
Já a cevadinha descascada, nós "convidamos" a semente para a germinação colocando dentro de água por 12 a 24horas apenas. Esperamos que os comerciantes, sensibilizados pelos adeptos da alimentação viva, sejam despertados também e disponibilizem as sementes integrais para nós!
DICAS: As receitas são muito boas, devido a consistência da cevadinha. Porém sempre adicionamos outra semente "viva" para animar a preparação!
SOPA CREME DE CEVADINHA
Ingredientes:
1 xÃcara de cevadinha germinada
¼ cebola pequena
1 colher de sopa de missô
Gengibre, alecrim a gosto
1 tomate picado
1 xÃcara de couve flor picadinha
Preparo:
Processe os ingredientes até formar um creme.
Amorne se quiser.
CapÃtulo 4: Conhecendo as Sementes
bottom of page