Chia

Salvia hispânica | Inglês:Chia, chian or chien.
 
FAMíLIA: Lamiaceae
 
ORIGEM: A Semente de Chia é um alimento de origem Maia (Américas), cujo significado da palavra é “Força”, devido a energia que proporciona.  Mas também “óleo”, referindo-se ao seu alto teor.
 
HISTÓRIA: Erva anual, da família das mentas, nativa do Mexico e Guatemala. Foi cultivada pelos Astecas na era pré- Columbiana o que sugere ter sido uma planta importante assim como o milho. Ainda é muito usada no México e Guatemala sob a forma de bebidas nutritivas e preparações culinárias, como os pães. Com a alta divulgação pela propaganda, atualmente é bastante consumida em diversos países, especialmente na Europa. Os principais produtores na atualidade são: Bolivia, Argentina, Equador, Austrália, e Guatemala. A literatura refere-se também ao uso para extração de óleo.
 
CURIOSIDADES: As sementes de Chia são fortes e saciam, quando germinadas potencializam e por isso é indicado que se coma em poucas quantidades. Os nutricionistas dizem que isso é devido a alta concentração de proteínas (cerca de 19 a 23% do seu peso). Sua fibra é solúvel e por isso hidrata e facilita o movimento do intestino. Por terem afinidade com a água e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado. Os indígenas nos Andes a usam em subidas na montanha para saciar a fome e manter o corpo com água.
Existem diferentes cores: preta, branca, cinza e as douradas (Salvia columbariaeCOMPRAS: Como está na “moda” encontramos com facilidade esta semente no comércio seja em lojas de sementes, de produtos naturais e até alguns supermercados. Como sempre, é bom comprar pequenas quantidades e testar se estão germinando. São rápidas e logo podemos reconhecê-las crescendo!
 
GERMINAÇÃO: A germinação da semente acontece em poucas horas, é uma boa dica para quem viaja. Solta uma grande quantidade de gelatina o que favorece algumas receitas, como musses de frutas. E por isso é importante lavar bem a semente no início do processo e usar água filtrada para o molho. Será inevitavelmente consumida com esta água já que suas fibras são hidrosolúveis.
 
CHIA FRESCA MEXICANA
Ingredientes:
1 colher de Chia
2 copos  de água
1/2 limão
mel
Preparo:
Coloque a Chia na água. Deixe germinar durante a noite.  No dia seguinte adicione suco de limão e mel e coma as colheradas! 
 
VITAMINA DE BANANA, ABACATE E CHIA
3 bananas
½ abacate pequeno
1 colher de sopa de Chia como a receita anterior.
Água de coco verde
Preparo:
Coloque no liquidificador e processe até formar um creme. Depois acrescente água de coco aos poucos na quantidade desejada. Raspas de limão dão uma paladar especial!
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA