Broto de Feijão Moyashi ou Mungo

Vigna radiata, Phaseolus aureus ou Phaseolus radiatus | Inglês: mung bean

FAMILIA: Fabaceae

ORIGEM: O Feijão Moyashi ou feijão mungo é originário da China e principalmente cultivado em Bangladesh. 

HISTÓRIA: Trata-se de uma planta tropical, gosta de temperaturas altas (30 a 35º C) e foi trazido pelos chineses para o ocidente. Hoje é bastante popular, sendo o broto comestível mais conhecido no Brasil. No Rio Grande do Sul e Minas Gerais vem sendo cultivado biologicamente e começa a aparecer nas feiras livres das cidades.

CURIOSIDADES: A colheita é bianual (novembro e março), o que facilita encontrar a semente fresca e com bom índice de germinação o ano todo.

COMPRAS: As sementes ainda são difíceis de encontrar no comercio em geral. Você pode encontrar em algumas lojas especializadas em sementes, no comercio de alimentação oriental ou lojas de produtos naturais. No entanto o broto cultivado está em quase todos os supermercados nas grandes cidades. GERMINAÇÃO: Como a maioria dos feijões, no inicio de seu desenvolvimento possuem substâncias tóxicas que impedem o seu consumo germinadas. Porém um pouco mais desenvolvidas, sob a forma de brotos, podem ser consumidos crus.

Os brotos de produção doméstica passam por um processo especial para que os talos possam se desenvolver, sem ficarem fibrosos. Estas sementes gostam de muita água e lugar escuro para produzir um broto claro e tenro. Colocamos as sementes na água por 8 horas. Depois lavamos bem e deixamos numa vasilha escura com um peso sobre elas. Por exemplo: um vidro com água (peso) em cima das sementes!

Depois lavamos 3 vezes ao dia pelo menos. Mantemos as sementes prensadas nos 3 primeiros dias. No 4º dia retire o peso e termine o processo como todas as sementes cultivadas no Ar, com filó e elástico, porém envolvendo o vidro num plástico de cor preta para fazer um ambiente escuro para elas.

DICAS: Os brotos deliciosos, acompanham saladas e várias preparações da culinária chinesa e indiana.

BROTOS DE FEIJÃO MOYASHI COM CENOURA
Ingredientes:
2 xícaras de brotos
1 xícara de cenoura cortada em palitos
¼ de abacate amassado
Gengibre ralado, cebolinha picada
Shoyu, limão e azeite a gosto
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA