Broto de Alfafa

Medicago sativa L. | Inglês: Lucerne ou Alfafa 
 
FAMILIA: Leguminosae – Papilonoideae
 
ORIGEM: Originária da Rússia, ao chegar aos países árabes ficou conhecida entre os criadores de cavalos, porque os animais ganhavam vitalidade em contato com a planta.
 
HISTÓRIA: Vem sendo cultivada há 2500 anos, chegou a Europa através da Espanha. Por ser extremamente resistente ao frio e pela criação de espécies híbridas, pode ser cultivada em todos os climas e em quase todas as regiões agrícolas do planeta. Considerada a "rainha das forrageiras" por seu elevado valor nutritivo (quatro vezes mais proteínas do que o milho), vem sendo plantada principalmente para a produção de feno. A planta vive em torno de 6 a 8 anos e se tornou conhecida como alimento humano muito tempo depois de ser cultivado para animais. Hoje é um dos brotos mais conhecidos, apreciados e estudados, especialmente valorizado pela sua capacidade de reter a clorofila!
 
CURIOSIDADES: Na língua inglesa, francesa, alemã, italiana e mesmo no português a Alfafa é chamada de Luzerna (Lucerne) que significa “Grande luz ou Clarão”! No árabe é chamada de “Alfacha-facha” de onde se origina o nome Alfafa.
Os brotos de Alfafa, assim como todos os outros brotos nos convidam para um alinhamento entre o céu e a terra. As forças do céu chamam o caule e folhas e as da terra chamam as raízes! Sempre penso nisso quando como os brotos pois eles podem também nos auxiliar nesse alinhamento!!!
 
COMPRAS: As sementes que adquirimos para germinação caseira geralmente são importadas da Austrália. Algumas casas especializadas em sementes vendem, mas o mais certo é adquirir direto com o importador.
 
GERMINAÇÃO: Importante observar que estas minúsculas sementes (menor que a da mostarda) são especialmente indicadas para a produção de brotos. Evita-se o consumo como sementes germinadas por ter alto teor de substancias tóxicas (antinutrientes) no inicio de seu processo de crescimento.Podem ser cultivados no ar ou na terra.Colocam-se poucas sementes num vidro (1 colher de sopa em um vidro de 1 quilo), para que tenham espaço para crescer , ficar arejada , facilitar a limpeza e lavagem. Precisam de muita água para o crescimento. Não podem ser “esquecidas” senão as pequenas raízes secam com facilidade! Ideal lavar de 2 a 4 vezes ao dia, com jatos de água suave! Ficam prontas para consumo entre 4 e 5 dias, numa temperatura amena. Por isso, no verão, é difícil de cultivar no Rio de Janeiro.
 
DICAS: Os brotos de Alfafa são de paladar muito suave e por isso é de fácil aceitação ótimo para a transição alimentar e para crianças. 
 
SALADA DE BROTOS
Ingredientes:
1 xícara de brotos de Alfafa (previamente lavados e retirados as casquinhas)
½ abacate cortado em cubos
1 tomate
8 folhas de alface (ou rúcula) rasgadas
Pimenta fresca a gostoShoyu, limão, azeite
 

Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA