Capítulo 4: Conhecendo as Sementes

Amêndoa germinada

 

 

NOME: AMÊNDOA (Amygdalus Communis L. ou Prunus dulcis) (Inglês: Almond )

FAMILIA: Rosaceas

ORIGEM: Originária da Ásia, a forma selvagem foi domesticada na região do Mediterrâneo, África e Mesopotâmia vêm sendo cultivadas há 3500 anos.

HISTÓRIA: Acredita-se que a amendoeira foi uma das primeiras árvores frutíferas a serem domesticadas pela possibilidade de ser reproduzida a partir de suas sementes, facilmente. Mesmo porque, esta planta não se propaga facilmente, não fosse pela domesticação. São chamadas de frutas do inverno na Europa. Existem duas espécies de plantas sendo cultivadas: de flores brancas, produzem as amêndoas doces e as de flores cor de rosa com sementes amargas, semelhante as selvagens, usadas então para a extração do óleo. No Brasil é mais encontrada nos estados do sul.

CURIOSIDADES: O nome deriva da forma ovalada como uma amigdala (grego) Um exemplo arqueológico bem conhecido é a semente de amêndoa encontrada no túmulo de Tutankamon, no Egito em 1350 aC. As árvores foram mencionadas várias vezes na bíblia como uma das melhores frutas. Os galhos da árvore também serviram de símbolo do nascimento do Menino Jesus, no cristianismo.

Chamada de “hazel”, que significa Luz, em alguns idiomas, a amêndoa no antigo Israel, foi o símbolo de cautela e promessa devido a sua floração precoce, simbolizando a súbita e rápida salvação do povo, após o inverno rigoroso. Em hebreu o nome da semente significa “vigilante”. Sua floração coincide com a festa da árvore entre os judeus. Na Índia é conhecida como alimento bom para o cérebro e na China como símbolo de resistência a tristeza e também da beleza feminina. Na cultura asiática foram associados grandes benefícios medicinais.

COMPRAS: No comércio em geral encontramos as importadas do Chile o ano todo. No entanto estarão mais frescas e, portanto melhor para consumo, no final e início do ano.

GERMINAÇÃO: As sementes descascadas (só com a pele) germinam dentro da água e podemos ver o pólo germinativo branquinho saindo através da pele dourada em 48 horas. Já com a casca dura, o tempo será maior, 72 horas no mínimo.

DICAS DE PREPARO: As receitas feitas com amêndoas são sempre deliciosas, sejam doces ou salgadas!

CREME DE AMÊNDOAS COM LIMÃO 2 xícaras de amêndoas germinadas 1 limão (caldo e casca sem sementes) 2 colheres de mel Processe no liquidificador e acompanhe com salada de frutas picadas. Excelente!

Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde

Terrapia Saúde e Ambiente

Alimentação Viva

e Agroecologia na Promoção da Saúde

Telefone: 55 21 2598-2659

terrapia.terrapia@gmail.com

Instagram: projeto_terrapia

FIOCRUZ: Av. Brasil, 4365 ou Av. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos.

Rio de Janeiro - RJ

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre Alimentação Viva!

  • Facebook Social Icon
Copyright© 2015 TERRAPIA